Atleta da Unisanta passou a ser o melhor brasileiro com índice nos 200m peito. Ele só fica sem a vaga se dois atletas nadarem abaixo do seu tempo – 2m10s99. Finais acontecem à noite no Parque Olímpico da Barra da Tijuca

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) pode ter mais um nadador nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta segunda-feira (18), Tales Cerdeira conquistou o índice olímpico na prova dos 200m peito. A marca foi obtida durante o Troféu Maria Lenk de Natação, que acontece no Estádio de Esportes Aquáticos do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Cerdeira nadou na última série classificatória do dia e obteve o tempo de 2m10s99, abaixo do índice olímpico – 2m11s66. Com essa marca, ele passa a ser o brasileiro com o melhor índice na prova, seguido pelo atleta do Corinthians, Thiago Simon. A vaga, no entanto, só será confirmada após as finais que acontecem a partir das 17h30, no Parque Olímpico. Cerdeira só fica sem a vaga se dois atletas nadarem abaixo do seu tempo.

“Comecei o ano desacreditado, já que não vinha conseguindo render nesta prova que é a minha especialidade. Acho que o espírito olímpico me contagiou, principalmente pelo fato dos Jogos serem aqui na minha cidade”, disse o carioca da Unisanta, agradecendo a Universidade. “Estou muito feliz. Preciso agradecer a todos que me ajudaram e a Unisanta que acreditou em mim”, completou o nadador que já tem no currículo a participação nos Jogos Olímpicos de Lodres, em 2012.

Além de Tales, Henrique Barbosa também nadará a final da prova dos 200m peito. Já nos 100m livre, Matheus Santana, que já obtém o índice olímpico desta prova, é a esperança da Unisanta na final A. Na final B, a equipe chefiada por Marcio Latuf terá Felipe Ribeiro e Vinicius Waked.

Tales e Matheus lutam para se juntar a Gabrielle Roncatto. A nadadora de apenas de 17 anos garantiu no último domingo uma vaga olímpica no revezamento 4x200m livre e a Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, que são as únicas representantes brasileiras na prova de maratona aquática. Ainda nesta
segunda
, Patricia Neumann e Catarina Ganzelli caem na piscina para a final B do 200m borboleta.

Após três dias de competição, a Unisanta ocupa a 5ª colocação do Troféu Maria Lenk de Natação, com 238 pontos. Até aqui foram cinco medalhas, sendo três de bronze com Gabrielle Roncatto (200m e 400m medley e 200m livre) e uma de prata e um bronze com a argentina Julia Sebastian nos 100m costas.