Sensei Paulo Bartolo recebe Johannes Freiberg, notável faixa preta de Karate, em live dia 28/05

785

Às 21h da próxima quinta-feira (28/05), o sensei Paulo Bartolo, à frente da escolinha de Karate, da Unisanta, receberá, em uma live no seu Instagram (@paulo.bartolo), Johannes Freiberg, atleta e educador físico mundialmente reconhecido por suas conquistas no Karate e pesquisas na área.

A live, que terá um sorteio do livro “Karate-Do: uma visão multidisciplinar” (da autoria de Bartolo) aos participantes, será parte de uma série de encontros que serão feitos na mesma plataforma toda quinta-feira, às 21h, e sábado, às 16h, tendo sempre como temática o Karate.

Desde 1979 lecionando na Unisanta, Paulo Bartolo já é uma figura emblemática do Karate na região, onde já formou milhares de atletas e revelou caratecas notáveis como os medalhistas internacionais Lorenzo Prieto, Letícia Carquist e Matheus Bortolomasi, além de vários outros estudantes que, ao longo destes 41 anos, vêm despertando um gosto pela tão saudável arte marcial.

Johannes Freiberg foi um atleta que marcou sua época. Faixa preta de karate, conquistou 25 títulos de campeão Paulista, 23 de campeão brasileiro, 2 títulos de campeão sul-americano e pan-americano, além de primeiro lugar no Mundialito de Angola e 3º lugar no Mundial de Paris, em 1998. Também é ex-técnico da seleção paulista e brasileira desse esporte.

Seu trabalho na área de pesquisa e estudos é igualmente notável. Formado em Educação Física e tradutor técnico de 15 livros de karate, enveredou seus estudos sobre a formatividade do corpo, baseado na psicologia formativa do escritor e terapeuta norte-americano Stanley Keleman. Também se aprofundou na Integração Estrutural Rolfing, método que auxilia no movimento e equilíbrio a partir de técnicas manuais na fáscia, que é o conjunto de tecidos fibrosos que penetram e envolvem músculos, ossos, nervos, vasos sanguíneos, vísceras e órgãos do corpo, dando suporte, proteção e forma ao organismo. Desde então, volta seus estudos ao funcionamento do tecido conjuntivo fascial e de sua influência direta nos movimentos.

Atualmente Freiberg é professor de Educação Somática e Fascial Fitness Advanced Trainer e fundador da Universidade da Fáscia, centro de estudos que ensina e aprimora o programa de treinamento Tensegridade Funcional, método idealizado pelo próprio carateca que utiliza o tecido conjuntivo como base para o aumento da qualidade elástica e tensional do corpo, além de maior consciência corporal.