O atleta da Unisanta ganhou quatro medalhas nos revezamentos, três de ouro e uma de prata, e mais duas pratas nas provas individuais de 50m e 100m livre e ajudou a seleção brasileira a conquistar o título de campeã Sul-Americana

SlideO último dia de disputas do XLII Campeonato Sul-Americano Absoluto foi empolgante para o atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Matheus Santana, que trouxe para Santos seis medalhas no peito e o título de campeão, ao lado dos atletas da Seleção Brasileira de Natação.

Matheus participou de uma das provas mais emocionantes da etapa, os 100m livres masculino, e conquistou a medalha de prata com o tempo de 50s06, somente atrás do argentino, Frederico Grabich (49s29), único a nadar na casa dos 49 segundos. Com o bronze ficou o atleta do Paraguai Benjamin Brusquetti (50s17). Matheus Santana é o atual recordista mundial júnior e campeão olímpico da juventude, desta prova.

Na última prova da competição, o revezamento 4x100m livre masculino, não faltou emoção no Parque Aquático da cidade de Mar del Plata. O nadador da Unisanta ao lado de Fernando Ernesto, Marcos Macedo e Leonardo Alcover, somaram 3m20s26, no revezamento livre, e conquistaram a medalha de prata. Os argentinos levaram o ouro completando a prova em 3m19s77 e o bronze ficou para a equipe do Paraguai com 3m25s67.

Outras medalhas – Em todas as etapas do Campeonato Sul-Americano, que aconteceu de 2 a 5 de outubro, em Mar del Plata, na Argentina, Matheus Santana saiu com pelo menos uma medalha no peito.

No penúltimo dia de competição o atleta da Unisanta ficou com a prata nos 50m livre e garantiu o ouro para a equipe brasileira no revezamento 4x100m Medley, ao lado de Guilherme Guido, Felipe França e Marcos Macêdo, com 3m37s48.

Na manhã de sexta-feira (3), ao lado de Etiene Medeiros, Felipe França e Daynara de Paula, Matheus conquistou o primeiro lugar no revezamento misto 4x100m medley. O quarteto brasileiro venceu a prova com 3m52s65.

No primeiro dia de disputas, o nadador também subiu no lugar mais alto do pódio com a equipe brasileira de revezamento misto 4x100m (Leonardo Alcover, Graciele Herrmann e Larissa Oliveira), com 3m33s31.

A Seleção – A Natação brasileira venceu o XLII Campeonato Sul-Americano Absoluto, com 542,50 pontos, manteve a hegemonia sul continental e dá continuidade ao projeto de preparação do conjunto olímpico de 2016. Os argentinos ficaram na segunda posição, com 487 pontos, seguidos pelo Paraguai, terceiro colocado, com 166 pontos somados.

A equipe amarelinha contabilizou 51 medalhas no total, sendo 22 de ouro, 18 de prata e 11 de bronze. O Brasil manteve a liderança no masculino com 248,50 pontos, à frente da Argentina, que somou 211 e Paraguai, com 105. No feminino também deu Brasil, com 258 pontos, contra 248, das argentinas, que ficaram com a segunda colocação. Em terceiro lugar ficou o Equador, tendo 79 pontos somados. Realizado em um período não favorável para tempos baixos, início da preparação para trimestre final, o torneio não obteve nenhum novo recorde de campeonato.

Para o coordenador técnico da seleção masculina, Alberto Silva, o fator união foi fundamental para a manutenção deste título para o país. “Poucas vezes eu vi uma equipe tão voltada para o coletivo brasileiro como neste torneio. Incluindo comissão multidisciplinar. Todos que estavam representando o país aceitaram o desafio de se superar e tirar o máximo possível para fazer esse time campeão. Mesmo com as ausências de alguns nadadores, aqui fomos Brasil. Com esse espírito de união e com todos se ajudando a equipe só tende a crescer mais até 2016” – comentou Alberto Silva.

Fonte CBDA