Os maiores nomes da natação brasileira de águas abertas têm presença confirmada na segunda etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi, marcada para o próximo sábado (07/10), a partir das 8h30, na Praia do Boqueirão, em Santos. A competição pode marcar a definição antecipada do título nacional masculino, em caso de nova vitória do líder da competição, Luiz Lima, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

Válida pelos campeonatos paulista e brasileiro de maratonas aquáticas, a competição, ainda serve de seletiva para a terceira etapa desta segunda edição da Travessia Renata Câmara Agondi, marcada para janeiro de 2007 e valendo como etapa de abertura da Copa do Mundo de Águas Abertas da Federação Internacional de Natação (Fina), com dotação de US$ 20 mil.

Essa prova que abre a Copa do Mundo terá, entre outros, os dez melhores (cinco homens e cinco mulheres) atletas do Ranking Mundial de Águas Abertas, além dos medalhistas (12 no total) das provas de 5 e 10 km do recém terminado Campeonato Mundial de Águas Abertas, desenvolvido pela Fina, em Nápoles, na Itália.

A segunda etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi engloba provas de 1 (curta), 3 (média) e 10 (longa) km. As disputas de 1 e 3 km fazem parte do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas em sua nona etapa. Enquanto a de 10 KM desponta como a 11ª. etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas.

GRANDE FAVORITO – Vencedor de oito das dez etapas do Brasileiro já realizadas, Luiz Lima surge como o grande favorito para a prova dos 10 KM, que ocorrerá entre as disputas de 3 (a partir das 8h30) e 1 (a partir das 12 horas) km.

Nesta da liderança absoluta do Brasileiro, Luiz Lima coleciona uma medalha de prata na etapa de Tapes (RS), do Circuito Mundial de Águas Abertas; duas medalhas de bronze nas provas de 5 e 10 km, no Pan-Americano de Maratonas Aquáticas, em Salinas no Equador; ouro na Travessia Pré-Pan-Americana de Copacabana (RJ); quarto lugar na Travessia de Belém, válida também pelo Circuito Mundial, e o melhor desempenho (17º. Lugar) entre nadadores latino-americanos na prova masculina dos 10 km do Campeonato Mundial de Águas Abertas, em Nápoles, na Itália.

No Campeonato Brasileiro, Luiz Lima venceu as etapas de Tapes (RS), Porto Alegre (RS), Paru (SC), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Inema (BA) e Belém (PA).

Apontado como virtual ganhador da temporada, Luiz acredita que só precisa vencer mais uma das quatro etapas restantes, para garantir o título matematicamente. “Como as quatro últimas provas são de 10 km e têm pontuação duplicada, uma vitória nesta segunda etapa da II Travessia Renata Agondi, pode definir o Brasileiro em meu favor”, destaca o nadador.

Apesar de todo esse retrospecto que o define como favorito, Luiz se mostra cauteloso. “Não acredito em uma prova fácil, tanto pelo elevado nível dos meus principais adversários no Brasileiro, como pelas dificuldades que me serão impostas por meus companheiros de equipe, que excepcionalmente estarão envolvidos nesta etapa do Brasileiro”. Afirma.

O argentino Juan Pereyra, Israel Peressin Murat e Ricardo Kojima, os três também da UNISANTA, não são contendores habituais de Luiz no Brasileiro, mas o são em provas da Travessia Renata Agondi. “E com eles, com toda a certeza, não vou ter trégua”, diz.

Pereyra, segundo colocado na primeira etapa da II Travessia Renata Agondi, disputada na distância de 1, 5 km, venceu duas das quatro etapas da primeira edição da travessia, igualando o número de vitórias com Luiz na temporada 2005/2006, Já Murat e Kojima são presenças constantes nos pódios da Travessia.

Dos adversários habituais do Campeonato Brasileiro, Allan Lopes do Carmo, vencedor da etapa de Linhares (ES), Fábio Lima e Carlos Pavão são as maiores ameaças às pretensões de conquista de título antecipado por parte de Luiz, que ainda terá pela frente a Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro, no final do ano, e as seletivas para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

“Quero muito vencer essa segunda etapa da II Travessia Renata Agondi e garantir o Brasileiro. Mas não posso deixar de ressaltar que o objetivo ainda maior é o de representar o Brasil e, em particular, a UNISANTA, nos Jogos Pan-Americano”, completa.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace e Banco Itaú . A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.