A segunda etapa da maior e mais importante competição de águas abertas do Brasil, a II Travessia Renata Câmara Agondi, marcada para sábado (07/10), a partir das 8h30, constitui-se em uma autêntica maratona de provas, com cerca de seis horas de nado em mar aberto. Cerca de 1.500 atletas estarão envolvidos em disputas de 1, 3 e 10 km. A etapa, promovida pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença Eventos, tem a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Válida pelos campeonatos paulista e brasileiro de maratonas aquáticas, a competição ainda serve de seletiva para a terceira etapa desta segunda edição da Travessia Renata Câmara Agondi, a ser desenvolvida em 26 de janeiro de 2007, como etapa de abertura da Copa do Mundo de Águas Abertas da Federação Internacional de Natação (Fina), com dotação de US$ 20 mil.

Os 10 km programados para esse sábado (07/10), servem ainda para dar o tiro de largada para a definição da equipe brasileira de maratonas aquáticas, que irá ao Mundial de Desportos Aquáticos, em março de 2007, em Melbourne, na Austrália.

Largada e chegada das provas desta segunda etapa estão marcadas para a Praia do Boqueirão, em frente ao Posto 5 de Salvamento, entre a Rua Oswaldo Cruz e a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. Às 8h30, o árbitro geral Igor de Souza preside o Congresso Técnico das provas de 3 e 10 km. Às 8h40, largam os participantes dos 3 km, válidos pela nona etapa do Campeonato Paulista.

Às 9 horas, será dada a largada nos 10 km, que fazem parte do Campeonato Brasileiro e definem os 20 atletas brasileiros (dez homens e 10 mulheres) qualificados para a etapa de abertura da Copa do Mundo de Águas abertas e terceira e última etapa da II Travessia Renata Agondi. A partir das 12h30, ocorrem o Congresso Técnico específico e as quatro largadas das provas de 1 km, também pelo Campeonato Paulista.

Essas três competições oferecem juntas uma premiação que inclui 293 troféus e medalhas de participação. Para a disputa dos 10 km existe uma dotação de R$ 5 mil, a serem distribuídos da seguinte forma: campeões feminino e masculino recebem R$ 1,2 mil cada; segundos colocados, R$ 800 cada e terceiros, R$ 500, cada.

Da prova de 3 km participam atletas das categorias petizes I e II e infantil I e II, além de masters a partir de 45+. Nos 10 Km, competem desde o juvenil I ao master 40+. E das provas de 1 km, podem participar atletas de todas as categorias, desde que não tenham participado das provas anteriores do programa.

Todas as provas serão disputadas em uma raia triangular, com 500 metros em cada um dos lados. Essa raia será demarcada a uma distância de 500 metros da faixa de areia.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace e Banco Itaú . A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.