A quarta e última etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, a ser disputada na distância de 20 KM, com a participação de apenas oito atletas, vai agitar a Baixada Santista no dia do aniversário da Cidade de Santos, no próximo dia 26, a partir das 9 horas.

Além do desafio dos 20 KM, que encerram a primeira edição da maior competição em águas abertas do Brasil, serão disputadas simultaneamente a IX Travessia José Ricardo Carvalho de Oliveira e a inédita I Copa Cidade de Santos de Pólo-Aquático no Mar, envolvendo equipes da Cidade, Capital e Interior.

“Como teremos cerca de quatro horas, entre o horário da largada da quarta etapa do Projeto, previsto para as 9 horas, e a chegada dos primeiros colocados, o público que comparecer à Ponta da Praia, nas imediações do Aquário Municipal, poderá acompanhar ainda as emoções de uma prova paralela de cerca de 1.500 metros e mais os jogos de uma inédita disputa no mar de pólo-aquático”, ressalta o presidente da Comissão Organizadora do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, Marcelo Teixeira. “A intenção é a de comemora o aniversário da Cidade de Santos em grande estilo e com tudo aquilo que tanto o santista como o turista têm direito”, completa o dirigente.

O Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença Eventos Esportivos e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação.

Essa quarta e última etapa será disputada na distância de 20 KM, e não nos 40 KM inicialmente previstos, em atendimento às ponderações do árbitro geral da competição, Igor de Souza, membro do Conselho Técnico da Fina e Diretor de Águas Abertas da Federação Aquática Paulista. “Neste mês de janeiro,as correntes oceânicas projetam-se em direção ao Norte, implicando em um esforço extremamente excessivo e possivelmente improdutivo por parte dos atletas, em nadar entre as proximidades da Laje de Santos e a Baia de Santos”.

O árbitro enfatiza ainda que como o objetivo do Projeto é o de incentivar e difundir a prática da natação em águas abertas, e não a de proporcionar riscos desnecessários aos atletas, nada mais lógico do que se buscar as melhores condições para a realização de uma prova do mais alto nível técnico.
Ainda dentro deste raciocínio e atendendo às orientações da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo e Corpo de Bombeiros, a largada será dada de um ponto em alto mar nas proximidades da Vila Mirim, em Praia Grande. “Assim, vamos estar seguindo um procedimento padrão que vem desde a primeira etapa, de promover às largadas do Sul, em relação ao ponto fixo de chegada (Ponta da Praia, imediações do Aquário Municipal), em Santos”, afirmou o diretor técnico do evento, professor Enio Faria.

Participam da prova Juan Pereyra (UNISANTA), Glauco Rangel (Paulistano), Israel Peressin Murat (UNISANTA), Thiago Tognozzi (UNISANTA), Raul Porto Andrade Júnior (Aquatic Baroni), José Belarmino Souza Filho (Unimonte), Monick Avelino Perez (UNISANTA) e Custódio Leite Ribeiro (Paulistano).

PREMIAÇÃO – Para essa quarta etapa, está definida uma bolsa de R$ 11.100,00, assim rateada: primeiro colocado, R$ 4.000,00; segundo, R$ 2.500,00; terceiro, R$ 1.5000,00; quarto, R$ 800,00; quinto, R$ 700,00; sexto; R$ 500,00; sétimo, R$ 400,00, e oitavo, R$ 300,00. A representante feminina receberá ainda uma bonificação de R$ 500,00.
O prêmio em dinheiro só será pago em caso de o atleta completar o percurso. O mesmo diz respeito à bonificação. Em caso de desistências durante a prova, os prêmios destinados aos desistentes serão rateados por igual entre os demais participantes, segundo convenção internacional. Caberão ainda troféus aos participantes que completem a distância prevista.

DISPUTAS SIMULTANEAS – Como parte da programação desta quarta e última etapa do Projeto serão realizadas simultaneamente a IX Travessia José Ricardo Carvalho de Oliveira e a inédita I Copa Cidade de Santos de Pólo-Aquático no Mar, envolvendo equipes da Cidade, Capital e Interior.
Com largada e chegada defronte ao Aquário Municipal, a nona edição da Travessia José Ricardo de Carvalho Oliveira será disputada a partir das 9h30, como abertura do Circuito Metropolitano de Águas Abertas. A disputa terá a participação de 600 atletas. Além de homenagear postumamente outro nadador da UNISANTA, como Renata Agondi, ela também faz parte das comemorações de mais um aniversário da Cidade.

A partir das 9 horas, em campo especialmente demarcado junto ao Píer dos Pescadores, também nas proximidades do Aquário Municipal, serão disputadas as partidas da inédita Copa Cidade de Santos de Pólo Aquático no Mar. A competição pretende envolver equipes femininas e masculinas da Cidade (Internacional de Regatas), Capital e Interior, em disputa do Troféu Família Agondi, já que Roberto Agondi, irmão de Renata, é também adepto desta modalidade.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Patrocínio – Banco Itaú, Life Fitness, Prefeitura Municipal de Praia Grande e Engeplus. Apoio – Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Bandeirante Emergências Médica (BEM), Energil Bebidas Energéticas e Estrada Transportes, 2o. Batalhão de Infantaria Leve e 2o. Grupo de Artilharia Antiaérea (2o. GAAAe)