O trajeto da terceira etapa do Projeto Travessia Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, maior competição em águas abertas do Brasil, marcada para 26 de novembro, às 9 horas, teve o seu percurso definido na manhã desta quinta-feira (17/11), quando integrantes da Comissão Organizadora estiveram vistoriando toda a Baía de Santos, a bordo de uma escuna.
Os atletas largarão, de Praia Grande, exatamente da Praia do Coronel, uma pequena faixa de areia localizada nos limites do Forte Itaipu, no qual se acha aquartelado o 2o. Grupo de Artilharia Anti-Aérea (2o. GAAAe). De lada, eles nadarão, distantes cerca de 200 metros na costa, até as proximidades da Ilha Urubuqueçada. A partir deste ponto, seguirão em direção a ponta da Praia, em santos, com chegada defronte ao Aquário Municipal.
Os atletas deverão se apresentar junto ao Aquário Municipal, impreterivelmente, às 7 horas do dia 26, para que sejam transportados de ônibus até o ponto de largada.
Ao longo da prova, cada atleta será acompanhado por um caiaque, com a mesma numeração do atleta. O canoísta ficará encarregado tanto da orientação do atleta quanto de sua alimentação e hidratação, segundo normas internacionais para provas do gênero.
O Projeto é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença, e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação. Arbitragem e supervisão técnica estão a cargo da Federação Aquática Paulista. O árbitro geral é Igor de Souza, da Federação Internacional de Natação (FINA).
Essa etapa será a primeira prova no Brasil após a oficialização das maratonas aquáticas por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI) e Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA). Assim, a exemplo do que ocorrerá nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, a prova terá 10.000 metros, mesma distância das maratonas aquáticas olímpicas.
A etapa tem uma dotação de R$ 6.000,00, sendo que haverá premiação em dinheiro para os cinco melhores da categoria masculina e as três primeiras colocadas da feminina. Essa distribuição de prêmios obedece ao percentual de participantes (homens, 70% e mulheres, 30%). Assim, nas duas categorias, os primeiros colocados receberão R$ 1.300,00, cada segundos, R$ 800,00, cada, e terceiros, R$ 550,00 cada. Apenas no masculino, caberá R$ 400,00, ao quarto colocado e R$ 300,00, ao quinto colocado. A premiação desta terceira etapa tem um reajuste médio de 30% em relação à primeira, quando os campeões receberam R$ 1.000,00, cada.
A prova. que reunirá 38 atletas, sendo 27 homens e 11 mulheres, serve de seletiva para a definição dois oito atletas que terão a honra de participar do desafio de cerca de 40 quilômetros entre a Laje de Santos e a Baía de Santos, em 26 de janeiro de 2006.
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Bandeirante Emergências Médica (BEM). Energil Sport, e Estrada Transportes e 2o. Grupo de Artilharia Anti-Aérea (2o. GAAAe). O Avenida é o hotel credenciado pela Comissão Organizadora para hospedar os atletas vindos de outras cidades e estados.