A relação dos participantes da segunda etapa qualificatória do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, maior competição em águas abertas realizada no Brasil, será divulgada nesta quarta-feira (28), em A Tribuna, e no site www.unisanta.br/travessiaoceanica. Ainda nesta quarta-feira (28), a Comissão Organizadora da competição estará reunida na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), para começar a definir os detalhes desta nova etapa.
A segunda etapa está marcada para o próximo dia 30 de outubro, a partir das 10 horas, com largada de São Vicente (defronte ao Ilha Porchat Clube) e chegada na Ponta da Praia, em Santos, em frente ao Aquário Municipal, mesmo local da chegada da primeira etapa, desenvolvida no domingo (25), Serão percorridos 7,5 quilômetros, sob a supervisão da Federação Aquática Paulista.
Da terceira etapa, a ser realizada no dia 4 de dezembro, na distância de 15 a 20 quilômetros, ainda na Baía de Santos, tomarão parte apenas os 32 melhores da segunda etapa. E da quarta e última, apenas de oito atletas, no máximo, extraídos da terceira etapa, terão o privilégio de competir na distância de 30 a 42 quilômetros, compreendidos entre a Laje de Santos e a Baía de Santos.
O diretor técnico da competição, Ênio Faria, explica que a segunda etapa poderá ter um número ligeiramente superior aos 100 previstos inicialmente. “De acordo com o regulamento, poderemos incluir mais alguns nomes de atletas que estejam técnica e fisicamente preparados para uma disputa de 7,5 quilômetros, mesmo que eles não tenham tomado parte da primeira etapa. Isso, desde que eles comprovem que não puderam participar em razão de motivos plausíveis”.
Enio ainda afirmou que a relação de atletas extraídos da classificação geral da prova levará em conta dois aspectos fundamentais: a classificação obtida pelo atleta e a quantidade de homens e mulheres que tenham concluído a prova. “Diante destes últimos números, vamos poder definir o percentual de homens e mulheres a serem relacionados para a segunda etapa”.
Os atletas qualificados terão um prazo a ser definido para confirmar a participação na fase seguinte. Caso não o façam serão substituídos pelos nomes constantes na listagem de espera (reservas).

PRIMEIRA ETAPA – Desenvolvida entre a Praia do Boqueirão (Conselheiro Nébias) e a Ponta da Praia (Aquário Municipal), em uma distância aproximada de 3,5 quilômetros, a primeira etapa da competição foi vencida por dois nadadores da UNISANTA, Luiz Lima, no masculino, e Monique Ferreira, no Feminino.. A disputa envolveu 727 atletas, representando 64 entidades, entre clubes, academias, unidades militares e universidades.
A Universidade Santa Cecília terminou em primeiro lugar na classificação geral, com oito pontos, garantindo a posse até a próxima temporada do Troféu Renata Câmara Agondi, premiação em posse transitória que se transformará em definitiva após a terceira conquista (em primeiras etapas apenas) consecutiva ou cinco alternadas. O Centro de Natação Santista, com 27 pontos, terminou no segundo lugar, seguido pela UNIMONTE, com 30; Natação Taquaral, de Campinas, em quarto, com 40, e Scania/Atlantis/Wizard, em quinto, com 41.
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Troféus Brasil Santa Rita, Energil Sport, Bandeirante Emergências Médicas, Associação Sabesp, Estrada Transportes e Power.