Marco Antonio Ferreira Alves, professor das faculdades de Fisioterapia e Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi convocado pela Federação Internacional de Basquete sobre Rodas, para ser classificador das equipes nos Jogos Parapanamericanos de 2011 em Guadalajara, no México.

Dr. Marco Antonio é Classificador Internacional do Comitê Paraolímpico Brasileiro e do Internacional, com formação em classificação de atletas em basquete sobre rodas, no Canadá. O professor embarca neste final de semana, para realizar a classificação de todos os times do Parapan 2011.

Depois de muitos anos como classificador para as Américas, em agosto de 2009, Marco fez o curso de capacitação para Classificador Internacional, em nível mundial, pelo Comitê Paraolímpico Internacional na cidade de Vancouver, no Canadá.

O sistema de classificação funcional para o basquetebol sobre rodas vigente no momento foi proposto no início da década de 80 pelo professor Horst Strohkendl e utilizado a partir das Paraolimpíadas de Los Angeles em 1984. Trata-se de um método de categorização do atleta em função de seu volume de ação, ou seja, de sua capacidade de realizar movimentos.

Este trabalho mostra as características relevantes para cada classe funcional embora em alguns casos nem sempre é possível precisar de imediato a classe. Atualmente a IWBF estabelece que a classificação funcional, sempre que possível, deva ser concluída em jogos ou situações de jogos. É importante salientar que o sistema de classificação funcional não leva em consideração o nível técnico do atleta, e sim o potencial funcional.

Cada atleta é classificado de acordo com seu comprometimento físico-motor, e a escala obedece aos números 1, 2, 3, 4 e 4,5. Para facilitar a classificação e participação dos atletas que apresentam qualidades de uma e outra classe distinta (os chamados casos limítrofes), foram criadas classes intermediárias: 1,5; 2,5 e 3,5. O número máximo de pontuação em quadra não pode ultrapassar 14 e vale a regra de que quanto maior a deficiência, menor a classe.