Maglione acredita que a prova será uma mostra das Olimpíadas de Londres

O presidente da Federação Internacional de Natação (Fina), Julio Maglione, está confiante quanto ao sucesso da 6ª edição da Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi, que abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2012, no dia 29 de janeiro (domingo), a partir das 10 horas, na Praia da Aparecida, em Santos. A largada ocorre em frente ao Colégio Escolástica Rosa. A organização é da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com chancela da Fina e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Os principais nadadores em águas abertas do planeta tem presença confirmada nesta prova que terá representantes de 21 países. Das Américas participam Argentina, Canadá, Equador, Estados Unidos, México e Brasil. Completam a relação de países África do Sul, Alemanha, Azerbaijão, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Israel, Itália, Kasaquistão, Portugal, República Tcheca, Rússia e Ucrânia.

“Como nas edições anteriores, acredito firmemente que o nível técnico será novamente elevado e a competição emocionante. O trabalho incansável da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e da organização da prova concorre para que tenhamos um evento esportivo de excelência”, destaca o dirigente, que ainda enaltece o engajamento das autoridades constituídas, da iniciativa privada, patrocinadores e particularmente da mídia.

“É muito importante que tenhamos uma abertura de temporada das mais satisfatórias, servindo como uma mostra do quanto de espetacular poderemos ter nas Olimpíadas de Londres, neste ano”, assinala Maglione.

A realização de eventos da Fina, acrescenta, levou ao importante reconhecimento do valor das maratonas aquáticas dentro do programa olímpico. “Espero que tanto a prova feminina quanto a masculina emocionem a milhares de espectadores. E que vença o melhor”.

Parte da estrutura de apoio da 6ª edição da Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Câmara Agondi funcionará nas dependências na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Um dos mais importantes componentes estruturais do evento, o Controle Antidoping, terá o seu funcionamento na igreja, localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 114.

Maratona Aquática Internacional de Santos-Unisanta – O evento integra as comemorações festivas do 466º aniversário da Cidade. A competição será realizada em dois dias, com provas nacionais de 2 e 4 km, a serem disputadas no sábado (28), e outra de 1 km no domingo (29). A prova internacional ocorrerá a partir do dia 29, às 10h. A expectativa é de que participem do evento cerca de 1500 atletas nas provas nacionais e 90 nadadores na etapa internacional.