Prova definirá candidato brasileiro à vaga olímpica

O público que comparecer à praia da Aparecida, em Santos, no próximo dia 29 de janeiro, poderá conferir a atuação de nada menos do que doze atletas olímpicos na 6ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi, que abrirá o mais importante circuito mundial de águas abertas, os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2012. O evento é realizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), com chancela da Fina e da CBDA.

A etapa servirá de preparação aos atletas já classificados para as Olimpíadas de Londres 2012 (sete homens e cinco mulheres) e definirá o candidato brasileiro que participará da Travessia de Setúbal, em Portugal, última oportunidade de conquistar a vaga olímpica brasileira, no masculino.

A presença desses atletas, que carimbaram o passaporte olímpico no último Mundial de Xangai, garante uma prova muito forte em Santos.

Entre os homens já confirmados nas Olimpíadas de Londres 2012 e que participarão da etapa santista estão o grego Spyridon Gianniotis, campeão mundial nos 10 km em Xangai 2011; o espanhol Francisco Jose Hervas; o americano Alex Meyer; o alemão Andreas Waschburger, o francês Julien Sauvage; além dos russos Sergey Bolshakov e Vladimir Dyatchin, este último vice-campeão mundial de 25Km em Xangai e campeão da Travessia Renata Agondi, em 2007.

No feminino, a alemã Angela Maurer; a argentina Cecília Biagioli, campeã do Pan-Americano de Guadalajara; a espanhola Erica Villaecija; a italiana Martina Grimaldi e a tcheca Jana Pechanova estão entre as competidoras da maratona que possuem presença garantida nas Olimpíadas.

Figuram ainda como destaques da competição, no masculino, o sul-africano Chad Ho, campeão do Circuito Mundial Fina 2010; o brasileiro Allan do Carmo, 3º colocado no Circuito Mundial Fina 2010; o argentino Guilhermo Bertola, 3º lugar no Pan-Americano e os brasileiros, Victor Hugo Colonese, atleta da Unisanta e 3º colocado nos II Jogos Sul-Americanos de Praia, além de Samuel de Bona, forte candidato que também participou do mundial Xangai.

No feminino, também merecem destaque a atleta da Unisanta, Ana Marcela Cunha, campeã mundial dos 25Km de maratonas aquáticas em Xangai 2011 e vencedora da 49ª Travessia Powerade Mar Grande-Salvador, realizada no último domingo (15); a holandesa Lynsy Heister, campeã mundial de 25Km em 2010; a italiana Alice Franco, 3º lugar na maratona de 25Km em Xangai 2011 e a russa Alexandra Sokolova, 4ª colocada no Campeonato Europeu Júnior.

A prova internacional terá a participação de 90 atletas, sendo 59 no masculino e 31 no feminino, provenientes de 21 países.

Brasil em Londres 2012 – A Maratona Aquática Internacional de Santos-Unisanta será a única seletiva nacional que definirá vaga para a Travessia de Setúbal, em Portugal, no mês de junho, última chance para os homens carimbarem o passaporte olímpico.

O brasileiro mais bem colocado em Santos, independente da colocação, disputará a prova portuguesa. Se a Federação Internacional de Natação permitir a inscrição de dois nadadores por nação, o Brasil também enviará o segundo brasileiro melhor colocado na etapa santista. Allan do Carmo, Victor Hugo Colonese e Samuel de Bona são fortes candidatos a vaga brasileira.

No feminino, Poliana Okimoto já possui vaga garantida por ter chegada entre as 10 colocadas na maratona de 10Km do Mundial de Xangai. Ela não participará da maratona de Santos.

Maratona Aquática Internacional de Santos-Unisanta – O evento integra as comemorações festivas do 466º aniversário da Cidade. A competição será realizada em dois dias, com provas nacionais de 2 e 4 km, a serem disputadas no sábado (28), e outra de 1 km no domingo (29). A prova internacional ocorrerá a partir do dia 29, às 10h. A expectativa é de que participem do evento cerca de 1500 atletas nas provas nacionais e 90 nadadores na etapa internacional.

Outras informações: www.unisanta.br/maratona

Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2012 – Ao todo o circuito terá oito etapas. As próximas competições serão realizadas dia 4 de fevereiro, em Viedma – Argentina / 1º de abril, em Eliat – Israel / 21 de abril, Cancun – México / 26 de julho, em Lac St. Jean – Canadá / 11 agosto, em Long Megantic – Canadá / 7 de outubro, em Hong Kong e 14 de outubro, em Shantou – China.