A ação pioneira da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) no esporte de alto rendimento foi destacada pelo presidente da Federação Aquática Paulista, Miguel Carlos Cagnoni, na manhã desta sexta-feira (18), na cerimônia que marcou a apresentação oficial da equipe de natação da Universidade para a temporada 2005. O evento reuniu ainda outros grandes nomes do esporte nacional, como o campeão olímpico Rogério Sampaio, hoje ocupando a presidência da Fundação Pró-Esportes (Fupes); Danielle Zangrando, judoca com duas participações em Jogos Olímpicos e Marcelo Teixeira, que além de presidir a Associação Santa Cecília de Esportes, comanda o bicampeão brasileiro de futebol, Santos FC.
Uma rápida cerimônia, seguida de um lanche, serviu para que a UNISANTA mostrasse a força de sua natação para a temporada 2005. Nomes como o de Eduardo Fischer, nadador brasileiro em atividade com o maior número de conquistas em Copas do Mundo (23 medalhas, sendo cinco de ouro), Thales Cerdeira, Rebeca Bretanha, Tamiris Nascimento, Christiano Santos Chagas e Rafael Gonçalves, entre outros, vêm se juntar a grandes talentos como Monique Ferreira, Isabela Amblard, que estiveram nos Jogos Olímpicos e Mundial de Indianápolis, respectivamente, Luiz, Lima, campeão sul-americano dos 1550 metros, Natália Grava, campeã sul-americana dos 50 borboleta e revezamento 4×100 livres.
“Isso faz da UNISANTA uma das grandes favoritas ao título das principais competições da temporada”, destacou o presidente Miguel Cagnoni, que ressaltou o fato de a UNISANTA levar grande vantagem sobre as demais instituições de ensino do País por sua ação pioneira no esporte de alto nível. “A UNISANTA do a primeira Universidade do país a investir com qualidade na natação e, neste momento no qual o Brasil vive um processo de significativa mudança em sua estrutura esportiva, com as Universidades assumindo um papel que já foi dos clubes, a UNISANTA dispara na liderança diante de sua iniciativa”.
Já Rogério Sampaio fez questão de salientar o fato de “a Cidade de Santos sentir-se orgulha de contar com uma Universidade como a UNISANTA. São poucos aqueles que dispõem de sensibilidade para entender a natureza e as necessidades do esporte de alto rendimento. Há mais de 40 anos, a UNISANTA investe no esporte, em particular na natação, oferecendo à Cidade e ao País uma qualidade de trabalho do mais alto gabarito”.
Para o presidente da Associação Santa Cecília de Esportes e Pró-Reitor Administrativo da UNISANTA, Marcelo Teixeira. “a Universidade é que se sente honrada por servir a Cidade e ao País, formando não apenas grandes atletas, mas cidadãos altamente respeitáveis. Nosso objetivo não é apenas o de formar grandes nomes para o esporte, mas sim o de educar a criança e o jovem”.
Também estiveram presentes à cerimônia o chanceler da UNISANTA, Dr. Milton Teixeira; a reitora professora-doutora Silvia Teixeira Penteado, a presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, professora-doutora Lúcia Teixeira Furlani; o chefe de Departamento da Secretaria Municipal de ESportes Ricardo Cavalini, representando a secretária Gilmara Guerrissi Cardoso; os diretores da Fupes Paulo Medeiros, Alexandre Matovani e Geraldo Nakazato, além de diretores das faculdades da UNISANTA, coordenadores e chefes de departamentos.

NOVOS ATLETAS – Para a temporada 2005, a UNISANTA conta com cerca de 200 nadadores federados, dois quais 23 chegam para reforçar suas principais equipes (júnior e sênior). São eles: Eduardo Fischer, Thales Cerdeira, Carine V. Souza, Amara Mesquita, Vinicius Waked, Monique Avelino Perez, Rebeca Bretanha, Natália Sá dos Santos, Diego Santos, Flávia Marques, Analice Caldeira, Michelle Lenhardt, Igor Nishi, Vitor Nishyama Alves, Thiago Peruque, Diogo Carrega, Cristiano Santos Chagas, Armando Pedroni, Fábio Patrocínio, Amanda Armelal, Tamires S. Nascimento, Derik Paoli de Jesus, Rafael Gonçalves

REGIONAL – Já neste sábado (19), nos períodos da manhã e tarde, a UNISANTA abrigará as disputas de mais um Torneio Regional de Natação Juvenil a sênior, da Delegacia Regional da Federação Aquática Paulista. A UNISANTA dominou os dois regionais já realizados na atual temporada (juvenil a sênior, no Internacional, e petiz/infantil, no Tumiaru).