slide

Após uma recuperação surpreendente de uma fissura de disco da coluna cervical, a nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Poliana Okimoto voltou a competir e conquistou medalha de prata na penúltima etapa de Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. A prova aconteceu na cidade chinesa de Chun’na, na madrugada de sábado, 11/10.A competição é organizada pela Federação Internacional de Natação (FINA) e é realizada em 10 quilômetros.

Na disputa feminina, as duas representantes do Brasil reeditaram a dobradinha de ouro e prata da prova do Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona 2013, mas desta vez Ana Marcela Cunha com o ouro (2h06m13s03), e a atleta da Unisanta ficou com a prata (2h06m14s35).

Poliana, embora tenha ficado de fora de algumas etapas por conta da lesão, acumulou pontuação suficiente para continuar muito bem no ranking da Copa e está na segunda posição.

O incidente aconteceu em julho, nos momentos finas de uma das etapas da competição, em Portugal.Foram seis semanas longe da piscina e do mar, maior intervalo da carreira da atleta.

A decisão de abandonar o circuito mundial, mesmo estando na liderança, foi muito complicada, mas aos 31 anos a atleta não quis arriscar e agravar a lesão, pois o seu maior objetivo é o ouro nas Olimpíadas Rio 2016, única medalha que não faz parte da coleção de Poliana.

No próximo dia 18, a atleta pula novamente no mar, na prova que encerra a Copa do Mundo 2014, em Hong Kong. O ranking da Copa do Mundo tem os brasileiros Ana Marcela e Allan do Carmo liderando e, para serem confirmados campeões de 2014, só precisam participar da última etapa. Entre os homens, Diogo Villarinho é o quarto colocado, e Samuel, o sexto.