Com base na tradição e na importância de Karate-Do para os admiradores das artes marciais, o Sensei Paulo Bartolo, diretor do curso de pós-graduação em Karate-Do da Universidade Santa Cecília (Unisanta), lança, nesta sexta-feira, dia 13/4, a obra Karate-Do: Primeiros Passos, com o intuito de agregar e aprofundar o conhecimento na arte marcial Karate. O coquetel de lançamento será às 19h, no Espaço Cultural Unisanta, na Rua Oswaldo Cruz, 277.

O livro traz valiosas informações para quem pretende iniciar a prática do Karate-Do, retratando a verdadeira evolução do ser humano dentro da modalidade e orientando na escolha do Dojo com uma abordagem sobre os lemas e procedimentos necessários para a seleção do local adequado para os treinos. Em suas páginas estão disponíveis informações sobre o processo de graduação e hierarquia, a relação do professor e seu discípulo, exemplos dos Kata do estilo Shotokan, tipos de Kumite ilustrados, e aspectos da filosofia do Karate-Do, entre outras abordagens significativas.

De acordo com Bartolo, “o verdadeiro propósito do Karate-Do é oferecer aos praticantes uma defesa pessoal, um treinamento para construir um corpo saudável, melhora na qualidade de vida e, através de sua filosofia e disciplina, auxiliar na formação do caráter de cidadãos”.

Sobre o autor – Paulo Bartolo é autor de mais outros três livros sobre essa arte marcial, intitulados Karate-do: O Caminho da Mão Vazia, que trata das dúvidas de seus alunos quando do início da prática; Karate Do: História Geral e no Brasil, que relata fatos marcantes da trajetória dessa modalidade desde sua origem no Japão e no mundo; e Karate Do: Uma Visão Multidisciplinar, que aborda importantes questões pedagógicas relacionadas diretamente à preparação do atleta de Karate-Do.

Os interessados podem fazer reserva do livro, que será comercializado a R$ 29,80, pelo site www.paulobartolo.com.br

Livro: Karate-Do: Primeiros Passos
Autor: Paulo Bartolo
Editora: Bueno Editora
Categoria: Karate, Artes Marciais, Esportes
Lançamento: dia 13/4, às 19h, no Espaço Cultural Unisanta – Rua Oswaldo Cruz, 277.