Ex-alunos de Jornalismo da Unisanta expõem fotos que deram origem ao livro fotográfico sobre o festival “Retrato Cênico”

Transportar as lembranças do festival para este ano e contribuir com a preservação da memória do FESTA – Festival Santista de Teatro. Este é o objetivo da exposição “Retrato Cênico”, idealizada pelos jornalistas Mariane Rodrigues e Rodney Cardoso.

A exposição integra a programação de artes visuais do festival e pode ser conferida, gratuitamente, a partir dessa sexta-feira, dia 13, até o próximo dia 21, das 14h às 22h, na Galeria de Arte Braz Cubas, no Teatro Municipal (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias).

As 22 fotografias que compõem a mostra também constam no livro elaborado pela dupla como projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no ano passado, quando eles se graduaram em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). As fotos mostram algumas cenas dos espetáculos que participaram do festival em 2011.

“Foi muito difícil escolher uma só imagem que pudesse retratar o significado de cada peça, mas foi um exercício muito gostoso. Rever todas as fotos fez com que eu me sentisse assistindo novamente aqueles espetáculos”, conta Mariane, que foi convidada a coordenar o setor de fotografia do FESTA neste ano.

Complementando a colega de profissão, Cardoso afirma estar satisfeito com os frutos do projeto acadêmico. “Estamos muito contentes, porque além de mostrarmos nosso trabalho, contribuímos também com o FESTA, podendo fazer do nosso TCC um arquivo de memória”.

FESTA – O Festival Santista de Teatro é realizado pelo Movimento Teatral da Baixada Santista e Associação dos Artistas, e tem como parceiros o Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Santos e Sesc Santos. A programação completa pode ser vista no www.festivalsantista.com.br.

Rodney Cardoso – Colaborador