A natação da Unisanta serviu como base para formar a Seleção Brasileira de natação que inicia sua disputa nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile. A competição será realizada a partir de sábado (dia 21) até quarta-feira (dia 25).

Os cecilianos que irão representar o Brasil, são: Beatriz Dizotti, Felipe Ribeiro, Gabi Roncatto, Guilherme Basseto, Guilherme Cachorrão, Léo de Deus, Maria Fernanda Costa, Maria Paula Heitmann e Naná Almeida. Além da campeã olímpica, Ana Marcela Cunha, que irá participar das provas de Águas Abertas.

A Seleção foi apurada com base na performance dos nadadores no último Troféu Brasil, somada aos competidores que se classificaram via Jogos Pan-Americanos da Juventude. O destaque da equipe ceciliana fica para Léo de Deus – finalista olímpico em Tóquio 2020 e maior vencedor do Troféu Brasil, com 21 medalhas de ouro –, o atleta busca o tetracampeonato nos 200m borboleta, feito inédito para a Natação brasileira nos Jogos Pan-Americanos.

Os melhores nadadores brasileiros do Mundial de Fukuoka em 2023, Guilherme Costa, o Cachorrão, e Beatriz Dizotti também merecem atenção. Além do reconhecimento mundial, o nadador conquistou três medalhas de ouro na disputa do Troféu Brasil, e foi considerado o atleta masculino mais eficiente da competição.

Já Beatriz, detentora do recorde nos 1500m feminino, garantiu sua passagem para o Chile pela disputa dos Jogos Pan-Americanos da Juventude, no ano passado.

Considerada a atleta mais eficiente e dona do melhor índice técnico entre as mulheres no último Troféu Brasil, a nadadora Gabi Roncatto levou inúmeras medalhas e também foi convocada para a Seleção Brasileira.

Também selecionada para a disputa do Pan, a nadadora Maria Fernanda Costa conquistou diversas medalhas no Troféu Brasil e se destacou na competição ao alcançar o maior índice no revezamento 4x200m livre para o Mundial de Fukuoka.

Com sete medalhas conquistadas no último Troféu Brasil, a nadadora Naná Almeida foi convocada para o torneio disputado no Chile. O medalhista de ouro nas provas de 50m e 100m costas, Guilherme Basseto, é mais um da Unisanta a ser convocado.

Felipe Ribeiro também é um dos destaques da Unisanta. Suas boas performances nas últimas competições renderam uma vaga no revezamento da Seleção Brasileira. Maria Paula Heitmann já estava convocada para a seleção após a disputa dos Jogos Pan-Americanos da Juventude de 2022.

A campeã olímpica em Tóquio-2020 nas Águas Abertas, Ana Marcela Cunha vai em busca do bicampeonato na prova dos 10km da maratona aquática, no dia 29, às 9h.

Será possível acompanhar, de forma gratuita, os nove convocados cecilianos por meio do Canal Olímpico do Brasil, o streaming oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com a CazéTV, além do canal do Youtube do Time Brasil.