Fonte: CBDA

O nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Nicholas Santos, campeão mundial dos 50m borboleta em 2012, participará, entre os dias 21 e 24 de agosto, do Pan-Pacífico de 2014, que será realizado em Gold Coast, na Austrália. O campeonato reunirá cerca de 275 nadadores, de diversos locais do mundo.

Conforme o site da CBDA, uma alteração no programa de provas deste ano – – com exceção da olímpica prova dos 50 metros livre – foi a retirada das provas de 50 metros de estilos (costas, peito e borboleta), que deram metade dos pódios brasileiros na história do Pan Pacífico. Nicholas Santos, nome sempre cotado quando se trata dos 50m borboleta, foi um dos mais atingidos pela medida. “A saída dos 50m borboleta me chateou, mas venho treinando bem para os 100m borboleta, que é a prova olímpica. É diferente, pois tenho que segurar um pouco no início, pra vir forte na volta, sem “morrer no final”. Nos 50m é ritmo intenso desde a largada. É possível que eu nade os 50m livre no estilo borboleta, mas ainda vamos decidir – revelou Nicholas, o mais experiente atleta da equipe, aos 34 anos.

Nicholas participou da única dobradinha brasileira na história do campeonato, formando dupla com Cesar Cielo, ouro nos 50m borboleta, em Irvine. Inicialmente um nadador do estilo livre, primeiro nos 50 metros, prova em que foi medalhista no Mundial em Piscina Curta de Indianápolis, depois nos 100 metros, Nicholas foi migrando para os 50m borboleta (ficou a uma posição do pódio no Mundial de Barcelona/2013), e agora pros 100m, por ser prova olímpica.

“A diferença entre estas provas é brutal. Mas passei a treinar mais pros 100m borboleta quando venci a prova no Open de 2013, em Porto Alegre. Aquilo me animou e venho me dedicando. Nos 50m, era instinto puro, mas nos 100m, venho aprendendo e buscando me superar. Conseguir medalha aqui vai ser difícil, a meta inicial é quebrar meu tempo pessoal, chegando na casa dos 52 segundos. O Thiago Pereira tem 52s baixo nesta prova, mas nos 50m não é o mesmo. São provas bem diferentes”, disse Nicholas, que fez seu melhor tempo no Open, 53s06.

O Brasil participa do Campeonato Pan-Pacífico de Natação com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá.