Nicholas Santos e Tales Cerdeira, nadadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta), conquistaram índices para o Pan-Pacific, que será realizado na Austrália, em agosto de 2014. Os tempos foram confirmados durante o Torneio Open e Troféu Daltely Guimarães/Brasileiro Senior 2013, realizado de 18 a 21/12, em Porto Alegre.
Na oportunidade, Nicholas conquistou índice para as provas de 50m borboleta e 50m livre, enquanto Tales confirmou o seu nome na disputa dos 200m peito. Além de vencer a prova dos 50m borboleta, Nicholas registrou novo recorde de campeonato no Open, com 22s95. Esse tempo lhe daria a medalha de ouro no Mundial de Barcelona, no qual terminou na 4ª posição.
Após garantir 84 pontos para a equipe da Unisanta, Nicholas foi considerado o nadador mais eficiente do Open. O título é dado aos atletas que fazem mais pontos para as suas equipes.
Nas duas competições, Nicholas venceu as provas de 50m e 100m borboleta, além de conquistar a 3ª colocação nos 50 e 100m livre. Tales foi o vencedor dos 200m peito.
Outro destaque da Unisanta foi Matheus Santana. O nadador conseguiu o melhor tempo de sua carreira, na prova de 100m livre. Matheus, que ainda está na categoria Júnior, registrou ainda o melhor tempo da prova no Brasileiro, 49s21, mas, por não ser Sênior, o nadador não foi considerado o campeão. Pelo Open, o atleta conquistou o 2º lugar na prova.
As outras competições que valerão índice para o Pan Pacific serão o BHP Billiton Aquatic Super Series, torneio australiano para o qual o Brasil foi convidado a competir, nos dias 31/01 e 01/02 de 2014; e o tradicional Troféu Maria Lenk, em abril de 2014.
O Torneio Open e o Brasileiro Senior/Troféu Daltely Guimarães são organizados pela CBDA, em parceria com o Grêmio Náutico União, com recursos dos Correios – patrocinador oficial dos esportes aquáticos – e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo-Piva/Governo Federal, Ministério do Esporte, Hammerhead e Sadia. Apoio da Fundação de Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs).