O maior nome da natação feminina de provas de fundo do Brasil, a baiana Nayara Ledoux Ribeiro, 22 anos, é o mais novo reforço da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) para o segundo semestre desta temporada. A inscrição da atleta como integrante da equipe santista foi encaminha na tarde desta quarta-feira (21/06) para a Federação Aquática Paulista, o que garante a participação da nadadora dos campeonatos paulistas e brasileiros de verão por sua nova representação.

Despontando como maior nadadora de fundo do Brasil há cerca de quatro temporadas – em 2002, chegou a figurar entre as três melhores do mundo dos 1500 metros, em piscina curta – a nadador baiana é a atual detentora do recorde brasileiro dos 1.500 metros em piscina longa, com 16m32s18. Nayara foi a primeira brasileira a disputar uma final de Mundial. Isso em Fujuoka, Japão, em 2001

No Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno/Troféu José Finkel, realizado no final de maio, ela registrou os melhores tempos nas provas de 1500 (16m55s88) e 800 (8m53s16) metros nado livre, competindo sob observação, já que, até então, não tinha vinculo clubístico.

Na opinião do técnico Márcio Latuf, a vinda de Nayara tem muito a acrescentar ao potencial da equipe da UNISANTA. “No masculino, já dispomos de um plantel forte em termos de provas de fundo, com o Luiz Lima, Conrado Chede, Juan Pereyra e Israel Murat, entre outras. Agora, o feminino, além da Monick Avelino e Fernanda Reis Marinho, entre outras, passa a contar com a melhor nadadora da especialidade no País”.