A competição é uma preparatória para o Open, que é eliminatória olímpica

O Parque Aquático da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), receberá o XVII Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão de Natação, a partir desta sexta-feira (6) até domingo (8). Participarão do campeonato grandes clubes do Estado de São Paulo, como Corinthians, Pinheiros, Sesi e Paineiras, além, claro, da Unisanta, com seus atletas que se preparam para as eliminatórias olímpicas no final deste ano.

A equipe da Universidade contará com 40 nadadores (número máximo permitido por clube) nas categorias Júnior I, II e Sênior, masculino e feminino. Marcio Latuf, técnico do Sênior do Santa, comentou a importância do torneio. “É uma competição que visamos a preparação para o Open, que é a eliminatória olímpica. Reunirá várias equipes e vários atletas com grandes chances de estar nas Olimpíadas”.

Dentre os destaques da Unisanta estão os nadadores Nicholas Santos (Recordista Sul-Americano e Brasileiro nos 50m borboleta, duas medalhas de ouro e uma de prata no Mundial em Piscina Curta de Doha, no Catar), Matheus Santana (Recordista Mundial Júnior nos 100m livre) e Felipe Ribeiro (Campeão Brasileiro Juvenil nos 100m livre, terceiro melhor do mundo (100m livre) na categoria Júnior e grande promessa da natação brasileira, com possibilidades de estar no Rio 2016). Quando era da categoria Juvenil 2, Ribeiro foi o primeiro nadador brasileiro a completar a prova dos 100m livre abaixo dos 50 segundos (49s93).

Felipe Ribeiro nadará as provas do 50m livre (5ª prova – 6/11 às 17h14), 100m livre (61ª prova – 7/11 às 17h19), 100m costas (85ª prova – 7/11 às 20h42) e 200m borboleta (115ª prova – 8/11 às 11h12). Já Matheus Santana terá pela frente as provas do 50m livre (6ª prova – 6/11 17h18), 100m borboleta (53ª prova – 7/11 10h50), 100m livre (62ª prova – 7/11 17h22), 50m borboleta (74ª prova – 7/11 18h16), enquanto Nicholas Santos, 50m livre (6ª prova – 6/11 17h22), 100m borboleta (54ª prova – 7/11  10h56), 100m livre (63ª prova – 7/11 17h27) e 50m borboleta (75ª prova – 7/11 18h20).

Congresso Técnico e Cerimônia de Abertura – Ocorrerá na sexta-feira (3), às 14h30, o congresso técnico, que reunirá todos os treinadores dos clubes participantes do campeonato. A reunião será realizada no Consistório da Unisanta. Mais tarde, às 16h45, está marcada a cerimônia de abertura do certame, que terá início 15 minutos depois.

Programação – O campeonato está dividido em quatro etapas. A primeira delas será na sexta-feira, a partir das 17h. A segunda e a terceira no sábado (7), às 9h e 17h, respectivamente. E a última será realizada no domingo (8), às 9h. Para o domingo estão marcados o início das provas da 4ª etapa e entrega dos troféus aos atletas com melhor índice técnico e eficiência. Serão divulgados também os clubes campeões no feminino e masculino.

Open – O Open é importante no calendário dos principais nadadores que participam do torneio pois vale como uma das seletivas para as Olimpíadas Rio 2016. O Campeonato Paulista servirá como preparatória para a seletiva.

Infraestrutura – Marcelo Teixeira, presidente da Associação Santa Cecília Esportes e pró-reitor da Unisanta, comenta que as condições oferecidas pelo Complexo Aquático da Universidade, recentemente remodelado, além de fatores como o nível do mar e o clima da região, são fundamentais para a obtenção de excelentes tempos e recordes.
“A piscina olímpica e coberta da Unisanta possui profundidade e um sistema que reduz o efeito de marola, o que aumenta o rendimento do atleta e facilita a quebra de recordes. Além de termos uma piscina de 50 metros rápida, há outros diferenciais como as novas e modernas balizas, recomendadas pela Fina. Trata-se do mesmo modelo de bloco de natação utilizado nas competições internacionais e que será usado nas Olimpíadas 2016”, afirma Teixeira.
O dirigente da Unisanta ressalta ainda o reconhecimento internacional da infraestrutura oferecida pela instituição para a prática esportiva. “Somos a única universidade da região credenciada pelo COB para receber atletas visando treinos aos Jogos Olímpicos. A seleção da Itália chegará à Unisanta em julho de 2016 e ficará até 5 de agosto”, acrescentou.
Teixeira enfatiza ainda o investimento no Projeto Olímpico da Universidade que prepara atletas de alto nível para diversas modalidades esportivas, nacionais e internacionais. “O esporte tem se destacado como uma das ferramentas de apoio ao ensino, complementando-o de maneira eficiente para uma educação integral, importante para o mercado de trabalho e solidária ao próximo.”