A natação Unisanta encerrou nesse sábado (dia 4) sua participação no Troféu José Finkel, com a conquista do terceiro lugar geral da competição, com um total de 1.572 pontos e 28 medalhas.

Na categoria feminina, a Unisanta terminou na segunda colocação com 853 pontos, enquanto a categoria masculina com 649 pontos ficou na terceira posição. Além disso, a equipe obteve cinco índices para o Mundial de Doha 2024 e seis recordes do campeonato quebrados.

A competição que aconteceu no Clube Esporte Pinheiros, em São Paulo, serviu como seletiva para o Mundial de Doha 2024, no Catar, que será realizado entre os dias 23 de fevereiro até 3 de março.

Dos sete nadadores que conquistaram índices para o Mundial, quatro são da equipe ceciliana, sendo a maior equipe com representantes na Seleção Brasileira. Os convocados são: Guilherme Cachorrão, Mafe Costa, Gabi Roncatto e Bia Dizotti.

ÚLTIMAS FINAIS

No quinto e último dia do Troféu José Finkel 2023, mais medalhas para a equipe de natação da Unisanta. No total, foram seis medalhas, sendo uma de ouro, quatro de prata e uma de bronze, além de um índice para o Mundial de Doha 2024 e um recorde quebrado.

Na primeira final ceciliana da noite, Léo de Deus conquistou a prata, e foi o segundo melhor tempo (2m01s14) entre os brasileiros na prova dos 200m costas. Na mesma etapa, Gabriel Ogawa alcançou o sétimo lugar, enquanto Miguel Pereira ficou na nona posição.

Nos 50m livre, Daynara de Paula ficou em quinto lugar com 25s92. A prova dos 1500m livre trouxe mais medalhas para a Unisanta, com dobradinha entre Beatriz Dizotti e Gabi Roncatto. Beatriz conquistou o prata, e se classificou para o Mundial de Doha 2024 após nadar abaixo do índice necessário (16m24s52). Já Gabi adquiriu o bronze com o terceiro melhor tempo (16m49s79) entre as brasileiras.

Na última prova individual da noite, os 800m livre, Guilherme Cachorrão repetiu o feito dos Jogos Pan-Americanos 2023, e conquistou sua quarta medalha na competição, além de estabelecer novo recorde para a prova (7m56s90). Após a vitória nos 800m livre, Cachorrão comentou sobre a importância da conquista.

“É uma prova que eu quero nadar no Mundial e nas Olímpiadas. Não é meu foco principal, mas ainda está no meu cronograma. Hoje o importante era contar pontos pra Unisanta”, destacou.

No revezamento 4x100m medley feminino e masculino, a Unisanta conquistou as medalhas de prata em ambas as provas. As meninas super-poderosas Naná Almeida, Rayssa Morais, Daynara de Paula e Mafe Costa conquistaram o segundo lugar ao fazer 4m10s71. Na etapa masculina, o time formado por Guilherme Basseto, Henrique Borges, Gabriel Ogawa e Marco Júnior fez 3m37s90 para alcançar o prata.

No quadro de medalhas a Unisanta ficou em segundo lugar, com 28 medalhas, sendo 15 de ouro, nove de prata e quatro de bronze.

PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS

Além das conquistas, índices alcançados e recordes quebrados, a equipe ceciliana foi premiada com o melhor índice técnico e melhor eficiência, nas categorias masculino e feminino. Honrados pelo Dr. Marcelo Teixeira, Mafe Costa e Guilherme Cachorrão ganharam o melhor índice técnico do campeonato. O prêmio de melhor eficiência foi para Gabi Roncatto e novamente, Guilherme Cachorrão.

Troféu José Finkel – Essa é a 50ª edição da competição, que começou em 1972 e se tornou um dos maiores eventos da modalidade no Brasil. Na última edição, realizada em 2022, a Unisanta ficou com a terceira colocação, somando 1.318 pontos, além de levar o Troféu Eficiência, premiado ao nadador que somou a maior pontuação para seu clube, com Guilherme Costa, que acumulou 200 pontos ao longo da competição.

A Unisanta tem o patrocínio da Copersucar e do Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, T-Grão, BTG Pactual, Alfa, XP, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.

Confira os medalhistas:
Ouro
Guilherme Cachorrão – 800m Livre masc
Prata
Léo de Deus – 200m Costas masc
Prata
Bia Dizotti – 1500m Livre fem
Prata
Naná Almeida, Rayssa Morais, Daynara de Paula e Mafe Costa – 4x100m Medley fem
Prata
Guilherme Basseto, Henrique Borges, Gabriel Ogawa e Marco Júnior – 4x100m Medley masc
Bronze
Gabi Roncatto – 1500m Livre fem