Renegociação do Fies tem início nesta terça (7)

109

Descontos podem chegar a 100% de juros e multas. O financiamento pode ser feito pelas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. A Unisanta é credenciada no programa com financiamentos de até 100% para os alunos dos cursos presenciais.

Estudantes ou formados inadimplentes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem renegociar suas dívidas com descontos e condições especiais, a partir desta terça, 7/11. Trata-se do “Desenrola da Educação”, que vale para aqueles que assinaram contrato com o Fies até o fim de 2017 ou têm débitos vencidos até 30 de junho de 2023.

A renegociação do financiamento pode ser feita por meio das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A medida foi aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na semana passada, a partir da sanção da Lei nº 4172/2023. O comunicado foi feito por Camilo Santana, ministro da Educação, após reunião com o presidente Lula e os representantes das instituições financeiras e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Aqueles que estão em dia com o pagamento também serão beneficiados com a nova negociação. Os que tiverem débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Os demais estudantes podem conseguir até 77% de desconto.

PARCELAMENTO – O estudante que tenha débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023 poderá liquidá-los por meio da adesão à transação, nos seguintes termos:

Débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023: desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista; ou parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (ficam mantidas as garantias e eventuais taxas do contrato).

Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021: desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.

Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior: desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.