Créditos: Satiro Sodré/CBDA

No segundo dia de finais do Troféu José Finkel 2024, a equipe Principal da Natação Unisanta conquistou cinco medalhas. Foram dois ouros, uma de prata e dois bronzes, além de um novo recorde do campeonato.

As disputas seguem até dia 17 de agosto, no Jurerê Sport Club, em Florianópolis.

A primeira medalha ceciliana veio nas provas coletivas, com a equipe de revezamento 4x50m misto formada por Tiago Senna, Stephanie Balduccini, Marco Júnior e Daynara de Paula, que conquistou o ouro e estabeleceu o recorde do campeonato na prova – que estreou nessa edição –, com 1m32s01.

O time ceciliano decidiu usar uma estratégia diferente nesse revezamento. A nadadora olímpica Stephanie competiu contra os homens, assim, intercalando a ordem de nadadores cecilianos.

“Eu já nadei esse revezamento no Mundial na Austrália, então sei como é díficil nadar do lado de homem. E eu acreditei, deu certo, então foi bem legal. Me diverti bastante”, comentou.

O quarteto que formou o revezamento olímpico 4x200m livre feminino em Paris-2024 composto por Mafe Costa, Maria Paula Heitmann, Stephanie Balduccini e Gabi Roncatto se uniu novamente na competição nacional e confirmou o favoritismo. Com 7m51s16, o time conquistou a medalha de ouro na prova.

A finalista olímpica e integrante do Dream Team ceciliano do revezamento, Mafê Costa, comentou a atuação da equipe.

“Cada vez que a gente cai na água é uma evolução, uma estratégia diferente. A gente usou uma estratégia parecida com a da Olimpíada, então foi muito bom. Agora representando Santa, semana passada representando o Brasil, é sempre uma honra. Sempre ando muito feliz com esse revezamento”, comemorou.

Na etapa masculina, os meninos Guilherme Cachorrão, Marco Junior, Lucas Santos e André Pereira ficaram na quarta colocação após fechar a prova com 7m06s99.

Nas provas individuais, Léo de Deus conquistou a medalha de bronze nos 200m costas, com 1m55s63. Nos 50m peito, Diego Prado conquistou o terceiro lugar com 26s94, enquanto Henrique Borges ficou logo atrás, na quarta posição (27s04).

A última prova individual trouxe mais conquistas para a Unisanta. Nos 200m medley, a ceciliana Naná Almeida fez 2m11s25 para conquistar o segundo lugar. Na mesma prova, Gabi Roncatto terminou na quarta posição, com 2m11s67.

Ao final do segundo dia de disputas, a Unisanta ocupa a terceira colocação, com 722.50 pontos.

A equipe ceciliana volta para o terceiro dia de provas classificatórias nesta quinta-feira (dia 15), a partir das 9h30, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas pelo canal no Youtube Swim Channel.

Medalhistas

Ouro – 4x50m livre misto (1m32s01) – Tiago Senna, Stephanie Balduccini, Marco Junior e Daynara de Paula – Recorde do Campeonato (prova inédita)
Ouro – 4x200m livre feminino (7m51s16) – Mafe Costa, Maria Paula Heitmann, Stephanie Balduccini e Gabi Roncatto
Prata – Naná Almeida (2m11s25) – 200m medley
Bronze – Léo de Deus (1m55s63) – 200m costas
Bronze – Diego Prado (26s94) – 50m peito

A Unisanta tem o patrocínio do Brasil Terminal Portuário, Itaú, Eldorado Brasil, Copersucar, BTG Pactual, Banco Alfa, XP e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.