Foto: Satiro Sodré

O terceiro dia de finais do Troféu José Finkel trouxe mais conquistas para a equipe de natação da Unisanta. No total, foram quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. As disputas seguem até sábado (dia 4), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

Na primeira final ceciliana da noite, Mafe Costa conquistou a prata nos 100m livre (55s64), enquanto Daynara de Paula terminou no quinto lugar. Com 54s16, segundo melhor tempo da carreira, Guilherme Basseto conquistou o ouro nos 100m costas, e por apenas 13 centésimos não alcançou o índice classificatório para o Mundial de Doha 2024. Após o primeiro lugar conquistado, o nadador destacou a importância da prova.

“Foi bem melhor que a parte da manhã, mas não posso falar que fico satisfeito, porque vem ano olímpico por aí, e tenho que nadar melhor que isso. A busca não é pelo índice do Mundial, mas pela Olímpiada. Quero agradecer o apoio da torcida, minha equipe, meu técnico, o exército brasileiro, e a Unisanta. É um orgulho ser do Santa”, destacou.

Nos 800m livre, dobradinha da Unisanta entre Gabi Roncatto (8m41s84) e Beatriz Dizotti (8m42s27), que conquistaram o prata e bronze, respectivamente. Na mesma prova, Maria Paula Heitmann ficou em oitavo lugar.

Na etapa masculina dos 100m livre, Marco Júnior ficou em sétimo lugar. Nos 100m costas, Naná Almeida alcançou o quinto lugar.

Ao final do terceiro dia de disputas, a Unisanta ocupa a segunda colocação, com 936 pontos, e a primeira colocação no quadro de medalhas, com 16 conquistas.

A equipe ceciliana volta para o quarto dia de provas classificatórias nesta sexta-feira (dia 3), a partir das 9h, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas no Youtube Swim Channel.

Troféu José Finkel – Essa é a 50ª edição da competição, que começou em 1972 e se tornou um dos maiores eventos da modalidade no Brasil. Na última edição, realizada em 2022, a Unisanta ficou com a terceira colocação, somando 1.318 pontos, além de levar o Troféu Eficiência, premiado ao nadador que somou a maior pontuação para seu clube, com Guilherme Costa, que acumulou 200 pontos ao longo da competição.

A Unisanta tem o patrocínio da Copersucar e do Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, T-Grão, BTG Pactual, Alfa, XP, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.

Confira os medalhistas:

Ouro – Guilherme Basseto – 100m Costas masculino
Prata – Mafe Costa – 100m Livre feminino
Prata – Gabi Roncatto – 800m Livre feminino
Bronze – Beatriz Dizotti – 800m Livre feminino