A força da natação Unisanta ficou evidente no segundo dia de finais da Seletiva Olímpica Brasileira (Troféu Brasil 2024). No total, foram cinco medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, e seis passaportes carimbados para Paris-2024. O quarteto Mafe Costa, Stephanie Balduccini, Gabi Roncatto e Maria Paula Heitmann vai formar a equipe de revezamento 4x200m, enquanto Guilherme Cachorrão se classificou também para os 200m livre. Já a nadadora Beatriz Dizotti também se classificou para as Olímpiadas.

As disputas seguem até dia 11 de maio, no Centro de Treinamento Olímpico da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

As primeiras medalhas da Unisanta vieram do trio Mafe Costa, Stephanie Balduccini e Gabi Roncatto, nos 200m livre. Repetindo o feito de ontem, Mafe nadou abaixo do índice olímpico ao terminar em 1m56s37, garantindo o ouro, mais uma vaga para Paris-2024 e batendo o recorde sul-americano e brasileiro na prova.

Já Stephanie e Gabi fecharam o pódio ceciliano, em segundo e terceiro lugar, com 1m58s51 e 1m58s57, respectivamente. Na mesma prova, Maria Paula Heitmann alcançou o quarto lugar (1m58s81) e Naná Almeida ficou na sexta posição (1m59s75).

Graças ao regulamento da competição, o time feminino de revezamento 4x200m livre será inteiramente ceciliano com as quatro primeiras colocadas Mafe Costa, Stephanie Balduccini, Gabi Roncatto e Maria Paula Heitmann.

“É muito importante pra mim elevar o nível da natação e o meu nível competitivo. Eu nunca tinha participado de uma final forte assim no nível nacional e as quatro meninas que vão pro revezamento são da Unisanta, então estou muito feliz”, completou Mafe que vai para a sua primeira olimpíadas.

Na etapa masculina, o ceciliano Guilherme Cachorrão confirmou o índice olímpico de salvaguarda, garantiu mais uma vaga para Paris-2024 e a medalha de prata (1m47s10). Ele também irá participar da equipe masculina de revezamento 4x200m.

“O resultado que a gente teve hoje foi bem melhor do que no Mundial (Doha 2024), então acho que a gente vai evoluindo até a Olimpíada. Conseguimos formar um revezamento muito forte e vamos agora treinar mais para chegar todo mundo bem na Olimpíada”, comentou.

Também com índice olímpico de salvaguarda, a ceciliana Beatriz Dizotti confirmou o favoritismo nos 1500m livre e conquistou o ouro, com 16m14s02, e a vaga para Paris-2024. Classificada para sua segunda Olímpiadas, a ceciliana expôs sua emoção.

“É um prazer nadar essa prova. O 1500m é o lugar que me encontro e me sinto em casa. Tive que passar por um período e entender o que eu estava passando. Às vezes a gente não entende a fase, os tropeços que damos, mas tem coisa que é para ser. Tenho muitos sonhos em mente. Eu só tenho que agradecer ao meu técnico, a Unisanta, a minha família, meu namorado e as meninas, pois nenhuma solta a mão da outra”, comentou.

Nos 400m medley, Miguel Garcia alcançou o sexto lugar, com 4m26s74.

Ao final do segundo dia de disputas, a Unisanta ocupa a primeira colocação, com 520,50 pontos.

A equipe ceciliana volta para o terceiro dia de provas classificatórias nesta quarta-feira (dia 8), a partir das 9h, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas pelo canal no Youtube Swim Channel, Time do Brasil e SporTV 2.

Confira os ganhadores:

Classificados para Paris-2024

Ouro – Mafe Costa – 200m livre
Ouro – Beatriz Dizotti – 1500m livre
Prata – Guilherme Cachorrão – 200m livre e Revezamento 4x200m
Mafe Costa, Stephanie Balduccini, Gabi Roncatto e Maria Paula Heitmann – Revezamento 4x200m

Medalhistas

Prata – Stephanie Balduccini – 200m livre
Bronze – Gabi Roncatto – 200m livre

A Unisanta tem o patrocínio do Brasil Terminal Portuário, Itaú, Eldorado Brasil, Copersucar, BTG Pactual, Banco Alfa, XP e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.