Definidas mais duas modalidade (natação e karatê), os 28º. Jogos da UNISANTA têm as disputas pelos títulos de campeãs gerais masculina e feminina ainda mais acirradas. E a promessa, com as disputas da última semana de competições, é de que Fefesp e Engenharia, ambas das UNISANTA, no masculino, e Fefesp, Medicina Santos e Educação Física Unifesp, no feminino, proporcionem momentos da mais pura emoção.

No masculino, apenas um ponto separam a líder Fefesp da vice-líder e atual campeã, Engenharia. A briga pelo título registra um placar bastante apertado: 37 a 36. Na terceira posição, bem mais distante surge a Medicina Unimes, com 13 pontos, seguida da Medicina Santos e Educação Física Unifesp, com 12 pontos cada.

No feminino, a Fefesp tem 18 pontos, 5,5 a mais que a Medicina Santos (13,5), enquanto a Educação Física Unifesp soma 13 pontos. Já a Medicina Unimes vem em quarto, com 9,5, seguida pela Engenharia UNISANTA, com 9.

Na manhã deste sábado (14), a Engenharia deu um banho na natação, vencendo nas duas categorias. No feminino, a briga foi até o último momento, com a Engenharia só superando a Medicina Santos pelo número de primeiras posições. As duas chegaram aos 38 pontos, só que a Engenharia venceu duas das sete provas femininas, contra nenhuma da Medicina.

A Biologia ficou em terceiro, com 34 pontos, seguida da Direito UNISANTA, com 32. A vitória da Engenharia colocou fim a uma longa hegemonia da Fefesp, que neste ano decepcionou, somando apenas sete pontos e terminando em sétimo lugar.

No masculino, Engenharia e Fefesp terminaram nas primeira e segunda posições, respectivamente, com 69 e 58 pontos. A medicina Santos, bem atrás, somou 25 pontos, ficando em terceiro. O capitão Israel Murat, bem “assessorado” por Yuri Curto e Lucas Santos, conduziu a Engenharia a cinco vitórias nas sete provas da categoria.

KARATÊ – Fefesp, com facilidade no masculino, e Educação Física Unifesp, com competência no feminino, ficaram com os títulos do karatê, no Ginásio Poliesportivo, enquanto as águas se agitavam na piscina.

Fefesp somou 54 pontos no masculino, deixando a Educação Física Unifesp em segundo com 21 pontos, enquanto a Engenharia, com 14 pontos, chegou em terceiro, bastante ameaçada pela Educação Física Unaerp, com 13. A Fefesp venceu em todas as categorias do shiai-kumite (luta), enquasnto a Engenharia UNISANTA dominou o kata (formas de ataque e defesa).

No feminino, a Unifesp venceu no kata e na categoria até 55 pontos, enquanto a supercampeã e responsável pelo juramento dos atletas na cerimônia de abertura, Claudia Higa, a Claudinha Pitbull, mostrou, mais uma vez, suas credenciais, tornando-se tetracampeã da categoria 55+. Na soma de pontos, a Unifesp somou 31 pontos, contra 20 da Fefesp, que não teve representante no kata.

OUTRAS MODALIDADES – A rodada ainda teve três jogos de futsal feminino, com o registro dos seguintes resultados: Medicina Santos 6 x 5 Educação Física Unifesp, Ef Unip 2 x 0 Biologia Unesp e Fisio UNISANTA 1 x 3 Fefis Unimes. As três vencedoras se juntam a atual campeã Fefesp nas semifinais programadas para segunda-feira (16).

A partir desta segunda-feira (16), serão jogadas as partidas dos torneios de xadrez. Mas as emoções não param por aí. O judô será disputado na quarta-feira (18), e nas modalidades de quadra e campo, os Jogos têm o handebol masculino em disputa de semifinais e finais; futebol society, nas mesmas circunstâncias, voleibol feminino e masculino, já nas finais; e o futsal nas quartas-de-final, indo para as semifinais e finais.