A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) teve uma manhã para entrar para história, nesta sexta-feira (26/05). Na terceira etapa de finais do 35o. Troféu José Finkel/Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno, na piscina do EC Pinheiros, a Capital, Georgina Bardach estabeleceu novo recorde sul-americano na prova dos 200 metros nado de costas, com 2m17s33, conquistando sua segunda medalha de ouro na competição.

Na etapa, a equipe feminina do 4×200 livres ainda quebrou uma série de 12 vitórias consecutivas do EC Pinheiros. Além de Georgina, o time da UNISANTA contou com Monick Avelino Perez, Bárbara Jatobá e Monique Ferreira, para mais essa façanha da Universidade Santa Cecília em campeonatos brasileiros.

Com os resultados desta etapa, a UNISANTA consolidou a vice-liderança da competição, na classificação, geral, com 1.030 pontos, o que lhe permitiu abrir uma vantagem de 205,50 pontos sobre o Minas Tênis Clube, que soma 825. Na primeira colocação segue o EC Pinheiros, com 1.549. A diferença entre a UNISANTA e o Pinheiros, diminuiu em 165,50 pontos, em relação à segunda etapa de finais.

Na classificação feminina, a UNISANTA segue em segundo lugar, agora, com 880,50 pontos. O Minas Tênis Clube têm 544, enquanto O pinheiros lidera, com 1.085. No masculino, a UNISANTA está em terceiro, com 429,50. O Pinheiros lidera, com 744, seguido ainda pelo Minas, com 582. A UNISANTA soma 14 medalhas, sendo quatro de oito, oito de prata e duas de bronze.

MARCA CONTINENTAL – Depois de confirmar seu favoritismo na prova dos 400 medley, da qual foi medalhista (bronze) nos Jogos Olímpicos de Atenas, Georgina Bardach chegou a sua segunda medalha de ouro no Troféu José Finkel, estabelecendo nova marca continental para a prova dos 200 metros nado de costas, com o tempo de 2m17s33, resultado que vale também como recorde de campeonato.

Neste sábado (27/05), Georgina tem a chance de conseguir sua terceira de ouro, na prova final dos 200 metros estilo borboleta. A quarta etapa de finais do Finkel prevê ainda as disputas de 50 metros estilo peito (feminino e masculino), 1500 livres (feminino), 800 metros livres (masculino), 4×500 medley (feminino e masculino) e 200 borboleta masculino.

Ainda na manhã desta sexta-feira, a UNISANTA conquistou mais duas medalhas de ouro, com Felipe May, nos 400 livres, com o tempo de 3m56s75, e no revezamento 4×200 livres feminino, com Monick Perez, Georgina Bardach, Bárbara Jatobá e Monique Ferreira, com a marca de 8m21s10, oito centésimos acima do recorde de campeonato.

Nos 400 metros estilo livre feminino, Monique Ferreira somou mais uma medalha de prata na competição, ao registrar 4m21s24. Monique havia conquistado a prata nos 200 livres, e também de boas chances nos 200 metros estilo borboleta, da qual chegou a ostentar o recorde sul-americano. A marca brasileira ainda lhe pertence, com 2m14s77.