A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que luta para superar a ausência de uma de suas principais nadadoras, a Argentina Georgina Bardach, segue na terceira colocação do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/46º. Troféu Brasil, após a realização a segunda etapa de finais, na manhã desta quinta-feira (07/09). A competição se desenvolve até domingo (10/09), na piscina longa (50 metros) do Conjunto Aquático Julio de Lamare, no Complexo do Maracanã no Rio de Janeiro.

Após as 16 primeiras provas de um total de 42, a UNISANTA soma 651,50 pontos. O tricampeão Esporte Clube Pinheiros lidera com 1.045 pontos, seguido ainda pelo Minas Tênis Clube, com 770 pontos.

Neste segundo dia de finais, a equipe santista, sob o comando do técnico Márcio Latuf, elevou de quatro para 11 o número de medalhas na competição. Monique Ferreira conquistou a segunda medalha de ouro da UNISANTA, nos 200 metros nado livre, constituindo-se na melhor brasileira da prova, com 2m03s55. Sua companheira de equipe, Monick Perez, obteve o bronze, com 2m05s56.

Nos 400 medley feminino, prova na qual Georgina Bardach teria grandes chances de confirmar seu amplo favoritismo, a UNISANTA obteve mais duas medalhas: prata com Bárbara Jatobá (4m59s06) e bronze com Larissa Cieslak (5m01s87). Fora do Troféu Brasil, em razão de uma tendinite no ombro, Georgina era apontada como favorita em outras três provas, os 200 metros medley, os 200 metros costas e, em especial, os 200 metros estilo borboleta, prova que lhe valeu uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

A nadadora, que há sete anos atua pela UNISANTA, havia se constituído no maior destaque feminino do Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno/Troféu José Finkel, realizado no primeiro semestre. Eram significativas, portanto, suas chances de quebra de recordes continentais em pelo menos duas provas, o que colocaria a UNISANTA em condições de brigar em melhores condições com o Minas e Pinheiros pelas duas primeiras posições.

Além de Georgina, a nadadora Amanda Armelau, integrante da equipe brasileira na Copa Latina, também desfalca a UNISANTA, por problemas físicos. Amanda atuaria nas provas de 50 e 100 metros estilo borboleta, 100 metros estilo livre e 50 metros nado de costas.

Na versão masculina dos 400 metros medley, Ricardo Kojima obteve bronze, com o tempo de 4m31s62. Bronze também para a equipe do revezamento 4×50 metros nado livre masculino, com Christiano Chagas, Armando Pedroni, Jorge Augusto Azevedo e Joel Moraes Santos Júnior, com 1m31s82. Já a equipe feminina do 4×50 metros estilo livre foi vice-campeã, formando com Michele Lenhardt, Natália Sá, Tamiris Nascimento e Natalia Grava, com o tempo de 1m45s37.

PRIMEIRA FASE – Na fase inicial de finais, desenvolvida na manhã de quarta-feira (06/09), as medalhas da UNISANTA vieram nas provas mais longas. Nos 800 metros nado livre feminino, duas estrangeiras ficaram com as primeiras colocações. A chilena Kristel Kobrich, com 8m48s76, e a argentina Cecília Biagioli, com 8m57s78, ambas pelo Corinthians, ficaram em primeiro e segundo lugares respectivamente. A nadadora da UNISANTA Nayara Ribeiro, com 9m00s76, foi a terceira melhor, mas subiu ao degrau mais alto do pódio, como melhor brasileira.

Da mesma forma, outras duas nadadoras da UNISANTA, Bárbara Jatobá, com 9m01s73, e Monick Avelino Perez, com 9m02s53, subiram ao pódio, como segunda e terceira melhores brasileiras, respectivamente. Nos 1500 metros nado livre masculino, Conrado Chede, da UNISANTA, foi o vice-campeão, com 15m39s93.