A equipe da natação Unisanta confirmou o favoritismo e foi um dos grandes destaques dos Jogos Abertos do Interior, realizados em Ribeirão Preto. Representando a Cidade de Santos, em parceria com a Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), a modalidade encerrou a competição com um total de 49 medalhas, sendo 27 de ouro, assegurando os títulos geral masculino e feminino e reforçando o protagonismo santista no evento.
Reforçada por atletas olímpicos e nomes de destaque no cenário nacional e internacional, a equipe deu um verdadeiro show na piscina. O principal destaque individual foi Guilherme Caribé, que conquistou cinco medalhas de ouro ao longo da competição, confirmando sua condição de um dos principais nadadores do país.
Segundo o técnico da equipe de Santos e da seleção brasileira, Marcel Ferreira, o resultado é reflexo de um trabalho consistente e da parceria de longa data com o município.
“Quero agradecer a parceria da Prefeitura e de todos que estão aqui nos Jogos nos ajudando. Isso foi muito importante não só agora, mas também nos Regionais e em toda a temporada, fortalecendo todo o processo. Essa parceria é de extrema relevância para o desenvolvimento da natação na cidade”, afirmou.
O treinador também destacou a estrutura da competição e o impacto positivo da presença de atletas de alto nível. “A piscina, mais fechada, mas muito bem estruturada, trouxe qualidade e segurança, além de ser um ambiente mais aconchegante para fechar a temporada. Trouxemos atletas como a Beatriz Dizotti, finalista olímpica, e o Guilherme Caribé, destaque mundial, para fortalecer a equipe e inspirar as crianças, motivando famílias a investirem no esporte”, completou.
Ao longo das quatro etapas da natação, os santistas subiram ao pódio em praticamente todas as provas, muitas vezes com dobradinhas. Entre os destaques estiveram medalhas de Leonardo de Deus, Daynara de Paula, Anna Beatriz Machado, André Pereira, Pedro Henrique Motta, Evandro Silva, Beatriz Dizotti, Manuela Corrêa, Gabriel Ogawa, entre outros, além de uma sequência de conquistas nos revezamentos femininos e masculinos.
Com mais essa campanha expressiva, a natação da Unisanta reforça sua condição de uma das principais potências do país e segue sendo peça fundamental para o excelente desempenho de Santos nos Jogos Abertos do Interior.
A Unisanta, única potência educacional da natação brasileira, é beneficiada com recursos aprovados na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, através do Projeto Natação Unisanta – Fase 4 – 1º Ano do Ciclo Olímpico 2028, processo n° 71000.028057/2024-05, e tem como investidores a Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, Porto Itapoá, BTG Pactual, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, além da Copersucar e da Fupes.
