Luiz Lima, Israel Peressin Murat, Daniele Fernandes Ramalho, Monique Ferreira, Juliana Tanaka e Rafael Gonçalves estão entre os principais destaques da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) para a disputa da primeira das quatro etapas do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, marcada para o próximo domingo (25/09), com arbitragem da Federação Aquática Paulista (FAP).
Com o retrospecto de vitórias em provas de destaque em nível nacional, como a Travessia dos Fortes do Rio de Janeiro, Luiz Lima e Monique Ferreira, da equipe principal da UNISANTA encabeçam uma lista de nadadores de elite com chances de grandes resultados nesta etapa de abertura.
Destacam-se ainda Daniele Fernandes Ramalho, atual campeã estadual de águas abertas (temporada 2004) e líder da categoria júnior I do Circuito Costa da Mata Atlântica de Águas Abertas, e Israel Peressin Murat, também um dos líderes da categoria júnior I da mesma competição, com vitórias em quatro das cinco etapas já realizadas (Santos, Portal da Juréia, Bertioga e São Vicente).
Juliana Tanaka e Rafael Gonçalves, também da equipe principal da UNISANTA, surgem com boas possibilidades, em face à experiência e resultados satisfatórios em provas do gênero. A UNISANTA terá mais de 160 atletas, destacando-se ainda a participação especial de dois dos irmãos de Renata Agondi: Rodolfo e Rosana.
O Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Prefeitura Municipal de Santos, Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos.
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, o Projeto Renata Agondi compreende quatro etapas interligadas, sendo a última delas, o Desafio Oceânico Laje de Santos, com percurso entre a Laje de Santos e a Baía de Santos.
Ele faz parte do calendário das atividades esportivas desenvolvidas no Município, por intermédio de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Santos, de autoria do vereador Roberto Bonavides, no ano de 2000, e reformulado em 2005 pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim.
Culminando com o Desafio da Laje de Santos, que reunirá um número máximo de oito atletas, em prova marcada para o dia 26 de janeiro de 2006 (data de aniversário da Cidade), as três primeiras etapas terão caráter classificatório.
Assim Apenas os 100 melhores competidores desta primeira etapa tomarão parte da segunda, marcada para o dia 30 de outubro, na distância de sete a dez quilômetros, demarcados na Baía de Santos.
Da terceira etapa, a ser realizada no dia 4 de dezembro, na distância de 15 a 20 quilômetros, ainda na Baía de Santos, tomarão parte apenas os 32 melhores da segunda etapa. E da quarta e última, apenas de oito atletas, no máximo, extraídos da terceira etapa , terão o privilégio de competir na distância de 30 a 42 quilômetros, compreendidos entre a Laje de Santos e a Baía de Santos.

PRIMEIRA ETAPA – Esta primeira etapa está marcada para domingo (25/09), quando os competidores terão de cumprir uma distância de 3,5 quilômetros, demarcado na Baía de Santos, entre o Boqueirão e a Ponta da Praia.
O percurso da prova será balizado com bóias e barcos, tendo como local de largada a Praia do Boqueirão defronte a av. Conselheiro Nébias e a chegada na Ponta da Praia, nas imediações do Aquário Municipal.
O enquadramento em categorias e sexo obedecerá ao seguinte critério: Tanto no feminino quanto no masculino – Infantil I 1992 – Infantil II 1991 – Juvenil I 1990 – Juvenil II 1989 – Junior I 1988 – Junior II 1987/86 – Sênior 1985 a 1981 – Master 25+ 1980 a 1876 – Master 30+ 1975 a 1971 – Master 35+ 1970 a 1966 – Master 40+ 1965 a 1961 – Master 45+ 1960 a 1956 – Master 50+ 1955 a 1951 – Master 55+ 1950 a 1946 – Master 60+ 1945 a 1941 – Master 65+ 1940 a 1936 – Militares – Geral. Atletas que não se enquadrem nessas faixas etárias, somente poderão participar, com a anuência da organização.
Nesta primeira etapa caberá premiação, em caráter individual, mediante medalhas finish a todos os participantes, prêmios aos 3 primeiros classificados em cada categoria no masculino e feminino e aos 5 primeiros classificados na classificação geral.
Coletivamente, aos três melhores classificados na contagem geral de pontos. Para apurar a contagem de pontos, serão consideradas os resultados dos três melhores classificados no feminino e os cinco melhores no masculino de cada equipe, convertendo em pontos, a classificação obtida por cada um, consagrando vencedoras, as três equipes que menos pontuarem. Em caso de empate, o critério de desempate será através da melhor colocação individual obtida. A Premiação será efetuada logo após expirar o prazo para apresentação e apreciação dos protestos.

CURSO DE ARBITRAGEM – Como parte do Projeto Travessia Oceânica Renata Câmara Agondi/Laje de Santos, será realizado no próximo dia 24/09 (sábado), na véspera da competição, o Curso para Árbitros em Águas Abertas, ministrado pelo árbitro geral da competição, membro do Conselho Técnico
da Federação Internacional de Natação (FINA) e diretor de Águas
Abertas da Federação Aquática Paulista (FAP), Igor de Souza. O mesmo será realizado na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), sob a chancela da FAP.
O curso, desenvolvido com a carga horária de sete horas (das 8 as 12 e das 14 às 17), credenciará seus participantes a atuarem em eventos oficiais de Águas Abertas nas mais diferentes tarefas, exceção feita à função de árbitro geral). Os certificados serão expedidos pela FAP.
As aulas serão ministradas no Consistório da UNISANTA, à Rua Lobo Viana, 67, Boqueirão, em Santos, ao custo de R$ 20,00 (vinte reais). Reservas de vagas e informações podem ser feitas pelos telefones (13) 32027126 (Secretaria de Esportes da UNISANTA), ou (13) 97767933 (Ênio Faria). Ou ainda pelos e-mails natação@unisanta.br e ledfaria@ig,com.br.