seleção brasileira de natação viaja neste domingo (13/08), para a Ilha de Victoria, no Canadá, onde disputará o Campeonato Pan-Pacific, de quinta-feira (17/08) a domingo (20/08). A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) é representada pelos nadadores Felipe May Araújo (400 livres) e Monique Ferreira (200 livres). A competição reúne os tradicionais países do “Pan-Pac”, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão, além de outras 15 equipes convidadas, incluindo aí o Brasil.

Esta será a segunda vez que o time brasileiro participa do evento, considerado de altíssimo nível técnico. A primeira experiência ocorreu em 2002, em Yokohama, no Japão, e, curiosamente, os números são os mesmos: 24 atletas, 17 no masculino e sete no feminino.

Na ocasião, a equipe não subiu ao pódio, no entanto foi a 14 finais. Dois anos mais tarde, oito nadadores do grupo estavam nos Jogos Olímpicos de Atenas: Bruno Bonfim, Rafael Mósca, Diogo Yabe, Lucas Salatta, Joanna Maranhão, Mariana Brochado, Monique Ferreira e Rebeca Gusmão.

Também são oito os que estiveram em 2002 e embarcam para a competição desta vez: Guilherme Roth, Henrique Barbosa, Lucas Salatta, Nicholas dos Santos, Joanna Maranhão, Mariana Brochado, Monique Ferreira e Rebeca Gusmão.

Assim como em 2002, os brasileiros no Pan-Pac se preparam para os Jogos Pan-Americanos do ano seguinte (a competição é seletiva para o Pan Rio 2007). No entanto, as semelhanças param por aí. Se em 2002 a equipe era basicamente composta por novos talentos, desta vez o time mescla juventude promissora, nadadores jovens, mas que já se consagraram inclusive com títulos mundiais, e veteranos que parecem não sentir os efeitos do tempo.

Monique Ferreira segue de Guarulhos, no vôo American Airlines (AA-962 – São Paulo/Dallas/Vancouver), às 21h40. Felipe Felipe May Araújo viaja da Austrália direto para o Canadá. De Vancouver, toda a delegação brasileira segue pela Air Canadá para a Ilha de Victoria, local da competição.