Monique Ferreira, Eduardo Fischer e Conrado Chede, nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) embarcam nesta quinta-feira (30/04), às 22h10, no vôo Varig 8744, para a disputa do 8o. Mundial em Piscina Curta, a ser realizado em Xangai, na República Popular da China, de 5 a 9 de abril próximo. Os atletas da UNISANTA integram um grupo forte, escalado para representar o País na competição na qual a equipe verde e amarela tem um bom retrospecto. A competição de natação será realizada no Qi Zhong Stadium.

Todos os integrantes da delegação embarcarão no aeroporto internacional do Rio de Janeiro. A chegada em Xangai está prevista para as 10 horas da manhã (horário local) deste sábado (01/04). Haverá uma escala em Frankfurt, na Alemanha.

O Mundial em Piscina Curta (25m) é uma competição da Federação Internacional de Natação (FINA), que teve sua primeira edição em 1993, na cidade espanhola de Palma de Mallorca. O Brasil realizou o segundo Mundial e é até hoje lembrado pela realização da competição em uma piscina construída dentro de uma arena montada na praia de Copacabana.

Ao longo destes 13 anos de Mundial em piscina semi-olímpica, os eventos em 25 metros cresceram e atraem cada vez mais os importantes atletas da natação mundial. Este ano, entre os que darão suas braçadas na piscina temporária montada no estádio QI ZHONG estão os sul-africanos Ryk Neethling e Roland Schoeman, os americanos Ryan Lochte, Randall Ball e Larsen Jansen, o russo Yuri Prilukov, o ucraniano Oleg Lisogor, o tunisiano Ossama Mellouli, o inglês Mark Foster e os australianos Matt Welsh e Brenton Rickard.

Entre as mulheres os nomes das celebridades aquáticas também são muitos. Estarão em Xangai as americanas Tara Kirk, Kaitlin Sandeno e Kate Ziegler, a holandesa Marleen Veldhuis, a italiana Federica Pellegrini, a eslovena Martina Moravcova e as suecas Therese Alshammar e Anna-Karin Kammerling.

A expectativa é de que os atletas brasileiros enfrentem temperaturas baixas em Xagai, já que a temperatura média nesta época do ano gira entre oito (mínima) e 17 (máxima) graus. A delegação ficará hospedada no Everbright International Hotel, na Cao Bao Road, em Xangai.

A competição será transmitida para 130 países e no Brasil terá suas finais ao vivo pelo canal Sportv, da Globosat. As eliminatórias ocorrem de 4 a 8 de abril, a partir das 22h30 de Brasília, e as finais serão de 5 a 9 de abril, a partir das 8h30 da manhã no horário brasileiro.

ESTRÉIA – Monique Ferreira e Eduardo Fischer serão os primeiro nadadores da UNISANTA a competir em Xangai, No dia 5 de abril, Eduardo Fischer participará da prova dos 100 metros nado de peito, enquanto Monique Ferreira competirá no revezamento 4×200 metros livres.

Conrado Chede, o terceiro representante da UNISANTA em Xangai, só atuará no terceiro dia, dia 7 de abril, na prova dos 400 livres. Monique Ferreira compete na versão feminina da prova, neste mesmo dia.

No dia seguinte, Eduardo Fischer participará dos 50 metros estilo peito. E fechando a participação dos atletas da UNISANTA, no quinto e último dia, 9 de abril, Corado Fischer compete nos 1500 livres, enquanto Eduardo Fischer compõe a equipe brasileira do 4×100 quatro estilos.

“Tenho buscado aprimorar minha condição para conseguir bons resultados em Xangai”, afirma Monique Ferreira, que, desde 2000, figura entre os maiores nomes da natação brasileira. Em 2003, ela estabeleceu a significativa marca de cinco índices para os Jogos Pan-Americanos, inclusive nos 100 metros nado livre, prova que habitualmente não disputa.

SUPERAR DESEMPENHO – Eduardo Fischer segue para Xangai, na República Popular da China, disposto a repetir, ou quem sabe, superar o desempenho registrado no Mundial de Piscina Curta de 2002, em Moscou, quando além de conquistar medalha de bronze nos 50 metros nado de peito, ainda obteve quatro recordes sul-americanos individuais e mais um com a equipe de revezamento 4x100m medley.

Dono do maior número de medalhas em Copas do Mundo (26), entre os atletas brasileiros em atividade, Eduardo Fischer têm treinado forte, voltado para o bom desempenho nas provas de 50 e 100 metros nado de peito, além do revezamento 4×100 quatro estilos.

Para Conrado Chede, jovem revelação da natação brasileira no estilo livre em provas de meio fundo e fundo, só pensa em poder fazer um bom papel. “Vou encarar nadadores fortes, mas estou confiante em um bom resultado”.