Os nadadores da Unisanta classificados para Paris-2024, através da conquista inédita do Troféu Brasil de Natação (Seletiva Olímpica), participaram de uma solenidade no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, nessa terça-feira. A cerimônia contou com nadadores das categorias de base, autoridades, imprensa e alta direção da Unisanta.

Estavam presente na ação os nadadores com passaporte carimbado Beatriz Dizotti, Guilherme Basseto, Mafe Costa, Maria Paula Heitmann e Stephanie Balduccini. A dupla Gabi Roncatto e Guilherme Cachorrão não puderam comparecer ao evento.

O desempenho da Natação Unisanta no torneio permitiu que a equipe formasse a base da Seleção Brasileira pela primeira vez em sua história, com sete nadadores convocados. Além disso, também rendeu a conquista inédita do Troféu Brasil de Natação e 27 medalhas obtidas ao longo de seis dias de competição. O presidente administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, iniciou a cerimônia parabenizando a equipe pelo desempenho.

“É um dia de muita emoção, porque nós tínhamos como meta estarmos com o maior número de nadadores na delegação da Natação Olímpica Brasileira. E no ano Olímpico, fechando esse projeto, nós conseguimos esse objetivo graças ao trabalho dos nossos profissionais, a estrutura da Unisanta, ao empenho e dedicação dos nossos atletas, parceiros e a Prefeitura Municipal de Santos. Hoje, Santos é a capital da natação brasileira. Muito obrigado, a vitória é da Unisanta, de Santos e de cada um de vocês”, comentou.

Após as palavras do Dr. Marcelo Teixeira, os nadadores comentaram a expectativa para Paris-2024. A ceciliana Mafe Costa está classificada para sua primeira Olimpíadas nas provas de 200m e 400m livre, 4x100m e 4x200m livre. Ela comentou sobre a possibilidade de bons resultados nos revezamentos.

“O 4x200m livre tem o coração do Brasil, né? Mas o 4x100m livre tem sido deixado muito de lado. Eu fiquei surpresa e feliz de fazer parte desse revezamento. E eu não estou indo para Paris para fazer pouca coisa, não estou indo para passear, como muitas pessoas vivem falando dos atletas do Brasil. Estou indo para pegar uma final ou uma medalha, quem sabe? Eu acho que a natação brasileira vai surpreender, estão botando uma expectativa muito baixa, mas eu tenho certeza que a gente vai arrasar”, comentou.

Contratada esse ano para fazer parte da Natação Unisanta, Stephanie Balduccini – e também classificada para a equipe de revezamento 4x100m livre –, foi a atleta mais jovem da Seleção Olímpica Brasileira em Tóquio-2020, com 16 anos, e agora está classificada para o torneio novamente.

“Acho que nunca existe uma pressão, se existisse, é pressão que eu boto em mim mesma. Acho que as pessoas não esperavam (a classificação para as Olímpiadas) por eu ser muito nova. É melhor pegar de surpresa do que já aparecer de cara. Eu gosto de ser mais nova, no sentido de aprender com as outras pessoas”, explicou.

O ceciliano Guilherme Basseto fará parte da equipe de revezamento 4x100m medley, mas ainda tem expectativa de nadar abaixo do índice necessário para se classificar na prova individual, 100m costas. Para isso, ele irá disputar o Troféu Sette Colli, durante os dias 20 e 22 de junho, em Roma, na Itália.

“Como a Seleção vai estar inteira nessa competição, acaba virando uma oportunidade para os atletas que estão nos revezamentos, mas ainda não conseguiram o índice para a prova individual. Em todas as competições que a CBDA deu ali como opção, eu sempre bati na trave. A gente chega na Seletiva sabendo que é uma pressão muito maior, porque se alguma coisa der errado você tá fora do Jogos Olímpicos. Então, não adianta você ter um dos melhores tempos do mundo se você não consegue participar. Agora que passou essa fase mais difícil, a gente tem uma tranquilidade maior pra trabalhar”, comentou.

Agora, os nadadores cecilianos classificados para as Olímpiadas 2024 entram em fase de preparação para o torneio, que se inicia no dia 26 de julho e vai até 11 de agosto, em Paris, na França.

A Unisanta tem o patrocínio do Brasil Terminal Portuário, Itaú, Eldorado Brasil, Copersucar, BTG Pactual, Banco Alfa, XP e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.

Leia também: Campeã olímpica e maratonista aquática da Unisanta, Ana Marcela Cunha se prepara para Paris-2024