A campeã mundial de Maratonas Aquáticas e atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Poliana Okimoto, participaou da ação Crescendo e Aprendendo, promovida pelo Departamento de Natação da instituição, neste sábado (20). Na oportunidade, Poliana nadou com os atletas petizes, entre 10 e 12 anos, na piscina da Universidade e, na sequência, participou de um bate-papo com as crianças na sala de Ginástica.

De acordo com a psicóloga da equipe, Luara Lobo, a atividade teve como objetivo a interação dos alunos com dos seus ídolos, através de bate-papo e dinâmica de integração. “As crianças prepararam perguntas para entender melhor como era a rotina da atleta no início de carreira, tipos de treinos, como chegou onde está, entre outras curiosidades”.

Luara, que orienta as categorias base da Unisanta (petiz, infantil e juvenil), lembra ainda que a ideia de trazer Poliana para realização desta atividade partiu dos próprios alunos. “Quando questionei quem eram os seus ídolos, os mais cotatos foram a Poliana e Matheus Santana”.

Currículo – Maratonista do ano eleita pela Federação Internacional de Natação (FINA) e Prêmio Brasil Olímpico 2013 do Comitê Olímpico Brasileiro, Poliana Okimoto possui um currículo vitorioso. É campeã mundial de Maratonas Aquáticas, na prova olímpica dos 10km. Conquistou ainda a prata nos 5km e o bronze na prova por equipes no Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona, e ajudou o País a faturar o título inédito de campeão mundial da modalidade em 2013.

Em abril deste ano, conquistou quatro medalhas no Troféu Maria Lenk de Natação (4 ouros e 1 bronze). A alteta, que liderava o Circuito Mundial da FINA em 2014, sofreu uma pequena fissura no disco da coluna cervical, durante a prova de Setúbal (Portugal) e teve que abandonar a Competição.
Nos Jogos Pan-Americanos de 2011, repetiu o resultado de 2007 e conquistou a prata na prova de 10 km. Em 2009, no Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, em Roma, na Itália, conquistou o bronze na prova de 5km e fez história na natação como a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha na história da competição.

Em piscina, nada as provas de 1500m e 800m livre. É a atual recordista brasileira dos 1500m livre. Integrou a equipe da Unisanta em 2003.