Decididamente, em termos de Travessia dos Fortes, não tem para mais ninguém. Só dá Luiz Lima. Pela quinta vez consecutiva, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) ocupou o lugar mais alto do pódio, após a disputa de uma competição que envolveu 4.200 atletas, entre homens e mulheres, na manhã deste domingo (2611), entre as praias de Copacabana e o Leme, no Rio de Janeiro. Na versão feminina da prova, ganhou a baiana Ana Marcela Cunha, de 14 anos. Monick Avelino Perez, da UNISANTA, ficou em quarto lugar.

Campeão brasileiro de águas abertas e o principal favorito a uma das vagas para a composição da equipe que representaria o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, Luiz precisou 38m20s, para completar a distância entre os Fortes de Copacabana e Duque de Caxias, no Leme.

Emocionado, o nadador da UNISANTA dedicou a vitória a sua filha de um ano, Luiza. Refeito, explicou que “diferentemente do ano passado, hoje (domingo, 26/11), o mar ajudou. Estava calmo. Assim, pude dar o máximo de mim, em uma prova bastante forte, com competidores de altíssimo nível, principalmente o Allan”, considerou Luiz, invicto na Travessia desde sua primeira atuação, em 2002.

Para vencer a prova, Luiz Lima resolveu mudar a estratégia que vinha adotando nas disputas anteriores e impôs um ritmo mais forte desde o início da prova e, mais ou menos no meio da disputa deste domingo (26/11), o nadador da UNISANTA assumiu a liderança.

A experiência fez com que Luizinho ficasse confiante na vitória na metade do percurso. “Eu gosto de nadar na frente e a minha estratégia era partir logo pra cima. Só fiquei atrás em breves momentos no início, quando o Allan e o Fábio chegaram a liderar. No meio do caminho, notei o ritmo de braçadas de ambos muito forte, o que demonstrava que eles já estavam em seu máximo, enquanto eu ainda podia evoluir. O maior obstáculo foi no fim, quando pegamos algumas retardatárias da prova feminina, o que fez lembrar a fórmula 1. Sem falar na pressão psicológica, pois senti uma torcida disfarçada contra mim, o que é normal, pois as pessoas querem que outros também vençam”, destacou Luiz, que disse ainda não ter segredo para vencer em Copacabana, “e sim, muito trabalho, sem se descuidar do corpo, ou seja, levar uma vida real de atleta”.

Na segunda colocação, pouco atrás de Luiz Lima, ficou com o baiano Alan do Carmo, medalha de ouro na disputa de 5 km dos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires-2006 na semana passada e vice-campeão brasileiro de maratonas aquáticas 2006. A terceira e quarta colocações na Travessia dos Fortes este ano ficaram com os gaúchos Fábio Lima e Carlos Pavão, respectivamente, enquanto o paulistano Glauco Rangel completou a prova em quinto.

Os atletas da classe elite classificados de primeiro ao quinto lugares (masculino e feminino) receberam troféus e irão dividir uma premiação de R$ 47.000,00. Os primeiros colocados, no masculino e no feminino, receberam R$ 10.000,00 cada um.

O Corpo de Segurança Aquática do evento, para garantir a total segurança dos participantes, disponibilizou 114 traineiras, 32 caiaques, 16 botes, seis lanchas (incluindo a da Capitania dos Portos), 40 pranchas, três jet skis e uma lancha UTI do Corpo de Bombeiros. Na água, foram oito postos médicos, equipados com rádio e foguetes de sinalização para acionar a lancha UTI em caso de emergência.

O Corpo de Segurança Terrestre teve quatro tendas para atendimentos dos Postos 1 ao 4, cada uma delas com um médico e um técnico, dois leitos e uma ambulância. No total, em terra, foram 12 ambulâncias, sendo quatro UTI´s. Na chegada, foi montado um Centro Médico de 108m2, com 15 leitos, quatro médicos, oito técnicos e três enfermeiros.

A Travessia dos Fortes é realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Exército, com coordenação técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ).