Créditos: Sátiro Sodré

Após a disputa do Troféu Brasil 2024 (Seletiva Olímpica), o nadador da Natação Unisanta Guilherme Cachorrão confirmou sua participação nos 10km em águas abertas nos Jogos Olímpicos Paris-2024.

A disputa do Troféu Brasil, realizado entre os dias 6 a 11 de maio, rendeu para o ceciliano quatro medalhas, sendo três ouros e duas de prata, além de estabelecer o novo recorde do campeonato na prova dos 400m livre. As conquistas e índices de salvaguarda possibilitaram que Cachorrão se classificasse em quatro provas nas Olimpíadas. São elas: 200m, 400m e 800m livre e o revezamento 4x200m livre.

Porém, o nadador não parou por aí. O ceciliano conquistou a vaga nos 10km em águas abertas por meio de uma regra extraordinária do Comitê Olímpico Internacional (COI). De acordo com a nova regra do COI e da World Aquatics, os atletas com índice olímpico nas provas de 800m e 1500m livre podem nadar a prova dos 10km em águas abertas, desde que o país não tenha representantes na prova.

Esse é o caso da Seleção Brasileira de Natação. O ceciliano aproveitou o índice conquistado nos 800m da Seletiva Olímpica e oficializou sua inscrição na prova que acontecerá nas águas do Rio Sena. Portanto, o nadador inicia sua participação em Paris nas piscinas a partir do dia 27 de julho e só encerra no dia 9 de agosto, quando vai nadar os 10km em águas abertas.

A Unisanta tem o patrocínio do Brasil Terminal Portuário, Itaú, Eldorado Brasil, Copersucar, BTG Pactual, Banco Alfa, XP e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.