Santista venceu nos 50m e 100m livre e quebrou suas próprias marcas obtidas no Parapan do Rio

Com 100% de aproveitamento e dois novos recordes no Parapan-Americano de Guadalajara, no México, realizado entre os dias 12 e 20 de novembro, o nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Carlos Farrenberg (Loterias CAIXA, Semes, VitShop, Bartha Engenharia) esteve em Brasília com a delegação brasileira para homenagem com a presidente Dilma Rousseff, dia 24/11.

“Fiquei sabendo logo que cheguei ao Brasil. Estou muito contente com o reconhecimento do paradesporto do nosso País”,diz. Aos 31 anos, Carlão, como é conhecido entre os paratletas, desembarcou com a delegação de natação brasileira dia 22, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, após as conquistas nas disputas dos 50m e 100m livre, com os tempos de 25s19 e 54s47 respectivamente.

O resultado garantiu os dois ouros e as duas novas marcas da competição, que já eram do paratleta, cravadas no Parapan do Rio de Janeiro, em 2007. De volta ao Brasil, com as novas medalhas no peito e a satisfação das conquistas, o nadador retornou a Santos, e no mesmo dia, já caiu na piscina para os treinos diários.

“Estou muito feliz com o resultado. Venho me preparando para atingir os melhores tempos possíveis e, com certeza, já estou na melhor fase da minha carreira”, analisa o recordista parapanamericano. Radicado em Santos,Farrenberg alterou o planejamento para este Parapan em relação ao primeiro que disputou, em 2007, onde faturou quatro ouros e uma prata em diversos estilos, além do seu principal: nado livre.

Segundo o técnico do paratleta, Renato Bartholo, o objetivo é a participação nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, na Inglaterra. “Não adianta o Carlão ser bom em todas as modalidades. Ele tem que ser o melhorpossível para buscar o pódio ano que vem. Esse é o trabalho”, explica Bartholo.Em Pequim, 2008, Farrenberg chegou em 4º e 5º, nos 50m e 100m respectivamente.

Brasil conquista o bi no Parapan

Os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara terminaram no dia 20/11 com a conquista do bicampeonato do Brasil, que sagrou-se como o grande vencedor com 197 medalhas, sendo 81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze. A delegação brasileira ficou com o primeiro lugar dos Jogos, superando os Estados Unidos, que obteve 132 medalhas no total e 51 de ouro.

Fonte: E5 Comunicação