O Departamento de Educação Física e Esportes da Universidade, do qual Mono era coordenador,  passará ter o nome do ícone do basquete Milton José Ribeiro. Nesta quarta (27) funcionários do Complexo Educacional Santa Cecília se reunirão no Ginásio Poliesportivo para uma homenagem.

Morreu, às 4 da manhã desta terça-feira (26/6), em Santos, no litoral de São Paulo, o professor Milton José Ribeiro, de 80 anos, mais conhecido como Mono. O professor, que deu aulas de Educação Física, também atuou como jogador e técnico de basquete, com destaque nacional. Ele estava internado na Santa Casa da Cidade, para se tratar de uma pneumonia.

Mono fez parte da Seleção Brasileira de Novos,  ganhou  a Medalha de Bronze no Sul-americano de Seleções, na Argentina  (1964)  e conquistou  o título de “Referência Obrigatória no Basquete da Cidade. Jogou na seleção santista e foi campeão dos Jogos Abertos do Interior, em 1965, entre outros títulos. Trabalhava há 43 anos na Universidade Santa Cecília.

O velório ocorreu no Memorial Necrópole Ecumênica e o sepultamento foi realizado  às 18h  de hoje,  no mesmo local. Milton José deixa a mulher,  Ivani.

Homenagem  – O Complexo Educacional Santa Cecilia programou para esta quarta-feira (27), às 12h, uma homenagem a Mono. Na oportunidade os diretores, professores, funcionários e alunos do Colégio e Universidade se reunirão no Ginásio Poliesportivo da Unisanta para arremessar bolas de basquete na cesta.

Em sua página do Facebook, o pró-reitor Administrativo da Universidades Santa Cecília (Unisanta) e presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, dr. Marcelo Teixeira, lamentou a morte: “O esporte brasileiro e a comunidade ceciliana estão de luto pelo falecimento do inesquecível professor Milton José Ribeiro, o querido Mono, que sempre honrou e dignificou com seu trabalho a história    do esporte,  formando várias gerações. Descanse em paz, Big, que Jesus o receba de braços abertos”.

“Fui um de seus milhares de alunos do Colégio, junto com professor Bebeto”, escreveu Marcelo Teixeira. Eles formavam a dupla dinâmica das aulas de Educação Física. Precursor das nossas vitoriosas equipes de basquete masculino e feminino da Unisanta, assim como idealizador dos Jogos da Unisanta, seu nome ficará marcado em nossas memórias”.

Como homenagem, Marcelo Teixeira  determinou que  o Departamento de Educação Física e Esportes (Defe), a partir desta terça-feira,  levará o nome do professor: “Isso é para que todos que passem no local e os vencedores dos Jogos lembrem do inesquecível Milton José Ribeiro”, destacou Marcelo. O pró-reitor decretou luto oficial de três dias na Universidade.

Para a presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, esse é um momento de homenagens. “O Complexo Santa Cecília presta homenagem a este grande professor, atleta e amigo. Ele recebeu a convocação maior, mas continuará sempre ligado à Instituição, que era a sua casa e para qual dedicou o seu talento e seus grandes esforços”, declarou Lúcia.

Honra ao Mérito do CREF – Em setembro de 2017, Mono recebeu a medalha de Honra ao Mérito do Conselho Regional de Educação Física (CREF) de São Paulo,  na Assembleia Legislativa do Estado. Na oportunidade o professor dedicou a premiação a todos os profissionais de Educação Física da Unisanta. “Agradeço de imenso coração aos que estiveram comigo nessa trajetória, onde,  mais que ensinar, pude muito aprender. Divido esse prêmio com a Família Ceciliana por terem acreditado em mim todo esse tempo”, afirmou.

Medalha Brás Cubas / Câmara Municipal de  Santos – Em 17 de setembro de 2004, Milton  José Ribeiro recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas da Câmara Municipal de  Santos, durante sessão solene na Sala Princesa Isabel.

Em 2005, o professor foi homenageado pela Câmara Municipal de Santos e pela Associação dos Veteranos de Basquete de Santos, em comemoração aos 40 anos da conquista do título de basquete masculino dos Jogos Abertos do Interior.

Na oportunidade, o então vereador José Lascane disse que Mono era  “uma referência que extrapola os limites do Município e que agora deixa sua marca nos anais da história santista. “Daqui a 100 anos, quem folhear as atas saberá que a Câmara prestou justa homenagem a um homem que deixou sua marca nesta Cidade”.

Segundo os Anais da Câmara,  Mono fez então um agradecimento especial à Universidade Santa Cecília, onde atuava (na época, há 30 anos), dos quais vários  deles foram no comando do Departamento de Esportes. “Nestas três décadas conquistei grandes resultados esportivos e profissionais, mas as maiores conquistas ficaram por conta da legião de amigos e dos alunos que vi crescer e transformarem-se em pessoas honradas”.

Não pensava em se aposentar. “Ainda sou um menino e tenho muito o que aprender e mais ainda por fazer”, disse, sorrindo.

Mono nasceu em Guariba (S.P) em 27/05/1938, e veio para a Baixada Santista aos 11 anos de idade, quando passou a residir em São Vicente.

“Trabalhou como engraxate, servente, ajudante de pedreiro, e guarda portuário. Apoiado sempre, incondicionalmente. pela mãe Dona Nena  pelo irmão Ademar José Robeiro, o Dé, passaram a investir na carreira esportiva. Seu irmão, o Dé, jogou no Palmeiras, no São Paulo, no Santos   e no New York Cosmos, com Pelé”.

Mono optou pelo basquete. Eis alguns outros títulos de Mono, citados na ocasião, na Câmara Municipal de Santos.

• Junto com Bebeto e o fantástico Rosa Branca, bicampeão mundial de basquete,  foi homenageado pela Prefeitura Municipal de São Carlos em “A noite dos Monstros Sagrados”.
  • Tricampeão paulista universitário (jogador)
  • Bicampeão paulista universitário (técnico)
  • Como supervisor da equipe adulta masculina de basquete da Unisanta, conquistou todos os títulos.