Relativamente novo no Brasil, mas difundido há décadas nos Estados Unidos e em outros importantes centros, principalmente na Europa, o Método Pilates de Condicionamento Corporal tem despertado o interesse em nadadores de alto rendimento da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Até mesmo o técnico da equipe principal, Márcio Latuf, admite a idéia de também fazê-lo. “Ele traz grandes benefícios, tonificando a musculatura, sem a necessidade de se recorrer ao trabalho com peso”, admite.

Entre os atletas da UNISANTA que já fazem uso do Método, a nadadora Bárbara Jatobá é a que está há mais tempo. “Comecei há cerca de 10 meses, aconselhada por um amigo. Neste período, melhorei minha postura, alongamento e força isométrica, entre outros aspectos”. Ela ressalta ainda que seu condicionamento melhorou de força acentuada, bem como a tonicidade muscular, e isso sem a necessidade de sobrecarregar o corpo.

Outra atleta da equipe principal, Analice Caldeira, por recomendação médica, também recorreu ao Método e tem encontrado respostas rápidas. “Minha coluna apresentou melhora e meu desempenho, em termos de postura e alongamento, acentuou-se”. Ainda na UNISANTA, também utilizam o Método Pilates, Amanda Guarnieri, infantil II, e Cauê Paciornick, juvenil II.

O MÉTODO – O Método Pilates estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora. Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas, ou seja, o Método Pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna.

Especialistas dizem ser a ginástica mais eficiente de todos os tempos. Existem, porém, alguns detalhes durante a execução da aula: numa aula de Pilates, ninguém faz movimentos automáticos e repetitivos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando.

Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudando a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.

Este trabalho de estabilização da pelve e coluna, também , como acréscimo, ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência. Este método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomielites, apoplexia,de pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros.

O CRIADOR – Joseph Pilates nasceu na Alemanha em 1880 e morreu em 1967, tinha um eterno interesse pela atividade física. Sofrendo de asma e febre reumática quando era criança, buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas, estudou a yoga, zen budismo, regimes gregos e romanos. E aos 14 anos, contam seguidores do professor, estava em tão boa forma que podia posar para mapas de anatomia.

Aperfeiçoou a prática após a guerra, dando treinamento à polícia de Hamburgo (Alemanha), e em 1920 já tinha um método estruturado, iniciou uma fundação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos. Ultimamente o método é usado por todo o mundo por indivíduos de todos os níveis de condicionamento físico assim como por companhias de danças como as que apresentam em shows na Broadway, alunos de universidades, equipes esportivas, spas, academias, clínicas e clubes.

Pilates elaborou mais de 500 exercícios utilizando nove aparelhos para desenvolver o corpo uniformemente. E ao invés de se repetir muitas vezes cada exercício ele indica em seu método ser preferível exercitar-se com mais eficiência e com menos repetições, exigindo do praticante um controle adequado de seu corpo. Devido à necessidade de se concentrar utilizando sua mente ligada ao corpo durante as rotinas de exercícios é garantido ao praticante sentir-se mais consciente das funções musculares e ainda controlá-las mais adequadamente.

A maioria dos exercícios é feita na horizontal nos aparelhos. Muitos dos movimentos foram baseados nas técnicas do Hatha Yoga, exercícios gregos e romanos e a respiração profunda (meditação), que elimina a tensão e aumenta a estamina .

No Brasil já existem muitos adeptos, uma delas é a atriz Sônia Braga que diz: “já fiz muita ginástica em minha vida, mas nenhuma mudou meu corpo tão profundamente e rapidamente “. O método foi introduzido no Brasil , no final da década de 90, pela profissional de Educação Física Inélia Garcia, quem se certificou nos Estados Unidos, com a Romana Kryzanowska, ex-aluna de Joseph Pilates.