Nicholas Santos, veterano no Pan, nadará no dia 17, nos 50m borboleta, prova de sua especialidade. 

Representantes da Universidade Santa Cecília (Unisanta) nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, Matheus Santana e Nicholas Santos integram a equipe brasileira nas disputas de Natação, que serão realizadas de 14 a 18/7, no ‘Atos Markham Pan Am / Parapan Am Centre’.

No primeiro dia de disputas (14), Matheus fará sua estreia no Pan, nos 100m livre e no revezamento 4x100m livre. As eliminatórias terão início às 11h e as finais às 20h (horário de Brasília).

“No meu primeiro Pan espero fazer uma boa competição. Treinei bem forte para isso. A preparação, desde o começo do ano, foi voltada para o Pan e para o Mundial, então espero conseguir fazer uma boa prova e nadar para os melhores tempos. Se tudo correr bem, tenho a esperança de conquistar uma medalha para o Brasil na prova dos 100m livre. De ouro (risos)”, afirma o confiante nadador, que obteve o recorde mundial júnior nas Olimpíadas da Juventude com o tempo de 48s25.

De acordo com o técnico Márcio Latuf, que integra a comissão de Natação do Brasil em Toronto, Matheus tem condições de disputar uma medalha na competição. “Mesmo sendo o primeiro Pan do Matheus, não podemos dizer que isso será um aprendizado, porque ele já está entre os dez melhores nadadores do mundo. Vamos lá para disputar uma medalha, de preferência a de ouro”, enfatiza.

Os treinamentos de Matheus para o Pan tiveram início no ano passado, desde a conquista da medalha nos Jogos da Juventude. “Já estávamos nos preparando duro para conseguir essa classificação nas provas dos revezamentos e dos 100m livre do Pan. Focamos nesse objetivo, pois sabemos que o Pan-Americano é uma vitrine muito boa para os esportistas.

Nicholas Santos – Se em Toronto Matheus fará sua estreia em Pan-Americanos, não se pode dizer o mesmo de Nicholas Santos. O experiente nadador já participou de duas edições da competição e garantiu medalhas importantes para o País. “A primeira foi em 2007 (no Rio), onde eu nadei os 50m livre e conquistei a medalha de prata, e em 2011 (Guadalajara), nos 4x100m livre, conseguimos a medalha de ouro”, explica o nadador.

Dono do melhor tempo do mundo nos 50m borboleta em 2015, Nicholas disputará a prova que é sua especialidade, no dia 17/7. “Vai ser uma competição muito forte, mas eu me preparei bastante. A parte física foi bem puxada e voltada para a prova de velocidade, os 50m livre. Estou indo para essa competição para disputar uma medalha novamente e espero representar muito bem o País e a Unisanta. Conto com a torcida de todos”.

Maratonas Aquáticas – Completando a equipe da Unisanta no Pan, Luis Rogério Arapiraca foi o 5º colocado na prova de 10 quilômetros dos Jogos Pan-Americanos de Toronto realizada no último domingo (12). Ele completou o percurso em 1h55m12s7. Chip Perterson (EUA) chegou em 1º (1h54m03s6) e seu compatriota, David Haron veio sem seguida (1h54m07s4). O bronze ficou com o equatoriano Esteban Enderica (1h54m04s2).