Nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Matheus Santana ajudou o Brasil a conquistar a primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Nanquim 2014. A equipe de revezamento 4x100m livre misto ficou com a prata, que também é o primeiro pódio da natação brasileira na história da competição. O time formado por Matheus Santana, Luiz Altamir Melo, Nathalia de Luccas e Giovana Diamante marcou 3m31s55.

slide
Foto: Ministério do Esporte

O 1º lugar ficou com a equipe da casa. Os chineses completaram a prova com o tempo de 3m27s02. Os autralianos conquistaram o bronze, com o tempo de 3m31s76.

Matheus Santana foi o herói da medalha. Recordista mundial juvenil da prova dos 100m livre, o nadador pegou o Brasil na sétima posição e fechou em segundo. O nadador comemorou muito a medalha:

“Foi emocionante, uma prova muito estratégica. Conseguimos armar bem o time para ganhar a prata. Estou muito feliz, todos nadaram muito bem. Não tenho nem palavras”, comentou Matheus, que ainda disputará na competição as provas de 50m e 100m livre, nas quais é o favorito ao título, além do revezamento 4 x 100 medley masculino.

A prova do revezamento misto é uma das inovações dos Jogos Olímpicos da Juventude. São dois homens e duas mulheres em cada equipe, e a estratégia é escolhida pelos treinadores.

Os Jogos Olímpicos da Juventude foram inaugurados pelo Comitê Olímpico Internacional em 2010, em Cingapura, no sudeste asiático para os jovens entre 14 e 18 anos, e tem mostrado talentos que brilham nos principais eventos absolutos, como a lituana Ruta Meilutyte, que está competindo em Nanquim com medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 no currículo.

Confira o video da prova:

Fontes: CBDA e Globoesporte.com

Foto Revezamento: Ministério do Esporte