Por Aline Tavares

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) realiza,  neste mês de agosto, na Biblioteca principal do Bloco M da Unisanta, a Campanha Livro Saudável,  com exposição de exemplares danificados  com rasuras, manchas ou colas de provas.

Segundo Cibele de Oliveira, responsável pela Biblioteca da Saúde, a campanha tem como objetivo a conscientização dos usuários,  para que haja reflexão das atitudes e para que  tenham maior responsabilidade sobre o material retirado.

Capítulos de livros maiores, como os do Direito e os da Saúde, são frequentemente arrancados e devolvidos à biblioteca. A exposição mostra também livros só com a capa, pois o seu conteúdo foi furtado dentro da biblioteca.

“Geralmente isso ocorre com os livros didáticos. Rabiscos e sublinhados com caneta marca texto são os mais comuns de acontecer”,  conta Cibele.

O desenho do banner da campanha foi feito pelo Fábio Machado, ex – aluno de Jornalismo da Unisanta. Os  totens foram pintados pelo professor de fotografia da FaAC , Vlaidner Sibrão de Lima, e o acrílico que envolve os livros foi produzido  pelo Laboratório de Operações Unitárias Oswaldo Bonfanti,  da Faculdade de Engenheira Química da Universidade.