O nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Matheus Santana, recordista mundial júnior dos 100m livre e medalha de ouro nas Olimpíadas da Juventude, foi capa da 19ª edição da revista Swim Channel, especializada em natação.

Na chamada, a revista se referiu a Matheus como “a nova joia da natação brasileira”. Nas páginas internas, de números 38 a 44, a revista mostra um perfil do nadador, sob o título Presente brilhante, futuro promissor. E o subtítulo: Campeão olímpico e recordista mundial de sua faixa etária, Matheus Santana já está entre os melhores do mundo. E pode manter o país brilhando em sua prova mais tradicional”.  Matheus Santana é candidato não só a integrar a seleção brasileira no Rio 2016, como o fazer parte do sempre competitivo revezamento 4x100m livre.

São abordados temas como sua transferência do Rio de Janeiro para Santos, restrições por causa da diabetes e sua rotina de treinamentos.  Matheus se declara que é “muito calmo” e que “sabe lidar com a pressão”, além de conseguir aprender as coisas muito rápido. E como nadador, ele disse que “como eu, todo nadador ou qualquer outro esportista tem sempre algo a melhorar, adquirir mais experiência”.

O nadador declarou que faz oito sessões de treino por semana. “Em polimento, faço seis e, em começo de temporada, de nove a 11. Acho que a série mais dura que já fiz foi 4x100m A2, 8x50m A3, 16x25m An3, tudo isso três vezes. É difícil essa variação dos ritmos quando o corpo está cansado”.

“Eu costumo estipular objetivos no começo de cada ano: seleções, tempos, rankings, metas. Estabeleço aonde quero chegar e vou atrás. Não estipulo coisas fáceis porque, assim, consigo me motivar a batalhar cada vez mais todos os dias”, disse, sobre a sua motivação.

Matheus afirma que pretende treinar um tempo no exterior, mas não agora, já que, segundo ele próprio, está muito bem na Unisanta.