Promessa nas Olimpíadas de 2016, Matheus Santana levou ainda o bronze nos 50m livre. Na primeira noite da competição, o nadador da Unisanta conquistou ouro nos 100m livre

O nadador Matheus Santana, da Universidade Santa Cecília – Unisanta, brilhou mais uma vez no parque aquático da Escola Naval de Valparaiso, no Chile, onde aconteceu até domingo (17/3) o Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos. O torneio reuniu atletas de 14 e 15 anos (na categoria Juvenil A) e de 16 a 18  (Juvenil B).

Depois de subir ao lugar mais alto do pódio na primeira noite das finais, com ouro nos 100m livre, Santana, que já recebeu o apelido de Novo Cielo, ganhou sua segunda medalha de ouro na competição e levou a seleção brasileira a quebrar o recorde de campeonato no revezamento 4x100m medley (juv. B), com 3m46s57, na noite da última sexta-feira (15).

Promessa nas Olimpíadas de 2016, Santana também foi ao pódio pelo bronze nos 50m livre (juv. B), com o tempo de 23s38. Essa é a prova mais rápida da natação, na qual o Brasil tem tradição de ter fortes nadadores (Gustavo Borges, Fernando Scherer, Cesar Cielo, Bruno Fratus entre outros).

“Foi bom fechar à noite com o recorde, mas com os 50m livre eu não fiquei tão feliz. A nadada foi boa, mas acho que faltou um bloco de partida com mais aderência para eu conseguir colocar potência na largada, analisou Matheus Santana que, em 2012, bateu o recorde dos 50m do Troféu Chico Piscina, que era de Cielo.

Jesus Lopez, da Venezula, assegurou o primeiro lugar nos 50m livre, com 23s02, estabelecendo o novo recorde de campeonato, superando os 23s03 que o brasileiro Renner Lima fez em 2009. Com a prata ficou o surinamês, Renzo Joe, com 23s17.

“Estou muito feliz com o resultado. Foi uma prova muito difícil porque os meus rivais do Suriname e do Brasil (Matheus) também são muito bons. Foi uma chegada muito apertada, mas eu me esforcei e venci”, falou o vencedor venezuelano.

Felipe Ribeiro, outro destaque da Unisanta na seleção brasileira, também fez bonito no primeiro dia do Sul-Americano. Felipe (Juv. A) conquistou ouro nos 100m borboleta (58s14). Ele foi eleito o Melhor Atleta das Olimpíadas Escolares 2012 – 12 a 14 anos, categoria masculina, pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Conquistou medalhas de ouro em quatro campeonatos, na categoria Infantil II, em 2012: quatro medalhas no Campeonato Paulista Infantil de Inverno; quatro medalhas no Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno; três medalhas nas Olimpíadas Escolares e três medalhas no Troféu Chico Piscina.

Fonte: CBDA