Marcelo Teixeira entra para Hall da Fama das Maratonas Aquáticas. Poliana Okimoto e Ana Marcela serão homenageadas

323

A relação entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a maratona aquática é estreita há décadas, com diversos investimentos no esporte e também reconhecimento do passado. Diante dessa trajetória, a Associação Aquática, responsável pelo Hall da Fama das Maratonas Aquáticas do Brasil, vai realizar uma cerimônia de homenagem a atletas e dirigentes importantes desta modalidade, entre eles, o pró-reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira.

Teixeira está enquadrado na categoria de dirigentes que incentivaram as práticas das maratonas aquáticas e receberá a homenagem na próxima sexta-feira (dia 5), na Universidade Santa Cecília, às 19h, no Consistório do Bloco M da Unisanta, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 277, térreo.

Na oportunidade, as duas únicas medalhistas olímpicas em esportes aquáticos (feminino), Poliana Okimoto (bronze na Rio 2016, como atleta da Unisanta), e Ana Marcela Cunha (ouro em Tóquio 2020, como atleta da Unisanta), também serão homenageadas.

O pró-reitor da Unisanta será um dos homenageados, sendo um dos maiores entusiastas dessa modalidade, contribuindo com a organização de etapas do circuito mundial, como o Troféu Renata Agondi e apoios constantes a outras competições na Cidade de Santos.

A Unisanta tem como tradição enviar constantes nadadores para competições olímpicas, sendo o único time a conquistar duas medalhas na maratona aquática dos Jogos Olímpicos, com Poliana Okimoto, bronze nos Jogos do Rio-2016 e Ana Marcela Cunha, ouro nos Jogos de Tóquio-2021.

Além disso, Teixeira é autor dos livros “Revolution 9”, biografia da nadadora santista Renata Agondi, que morreu tentando cruzar o Canal da Mancha, em 1988.

Esportes aquáticos
Foi delegado de Natação da 7ª Região da Federação Paulista de Natação (1989/1991); Vice-Presidente da Federação Paulista de Natação (Triênio 1991/1993); Chefe das delegações de várias equipes de esportes, inclusive da que participou do VII Meeting Internacional do Porto; Vice-Presidente da Federação Aquática Paulista (Quadriênio 1998/2001); Organizador da Copa Santa Cecília de Natação/Troféu “Renata Câmara Agondi” e da Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu “Renata Câmara Agondi”. No ano 2000, recebeu da CBDA a medalha Mérito Aquático.

Seu amor ao esporte também se reflete em outras iniciativas, como a concessão de bolsas de estudo a nadadores, no Colégio e na Universidade Santa Cecília. Esse trabalho de apoio material e educativo tem permitido a revelação de atletas de projeção nacional.

As bolsas são dadas sempre com a condição de que os nadadores deem continuidade aos estudos. Marcelo Teixeira acredita na ligação indispensável entre a cultura do corpo, do espírito e do intelecto. A criação dos Jogos Unisanta, maior evento esportivo universitário do Estado, por exemplo, atrai anualmente milhares de jovens.

Hall da Fama
Além do Hall da Fama Internacional, existe a edição do Brasil, que fica localizado no Memorial Santa Cecília, inaugurado em 2022, no campus da Unisanta.

Nele são divididos três troféus permanentes: atletas brasileiro de nível internacional, atletas brasileiros com histórico e dirigentes que apoiam a modalidade. Nessa edição serão homenageados oito pessoas.