O investimento no esporte, aliado à educação, resultou na medalha de bronze e o destaque da Universidade, ao inscrever as duas únicas maratonistas brasileiras selecionadas para as Olimpíadas.

Em entrevistas publicadas nos principais jornais do País, Marcelo Teixeira, Pró-Reitor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), creditou a medalha de bronze conquista por Poliana Okimoto à performance da maratonista e ao investimento maciço da Unisanta no esporte.

“É um investimento calcado na educação. Dificilmente você encontra uma universidade que faz um trabalho como esse. Acho que também nós temos uma estrela brilhando, que é a Renata Agondi, que plantou sementes e lutou tanto para que tudo isso acontecesse”.

Teixeira se referia à Renata Agondi, desaparecida em 1988 aos 25 anos de idade, quando participava de uma travessia no Canal da Mancha. “Eu tenho a certeza e a convicção de que onde ela (Renata) estiver estará sempre a guiar os nossos passos e caminhos. Ela que foi uma grande atleta também. Construiu a sua história e passou um legado para todas essas gerações que estão vindo”.

Os que acompanham as atividades  do Complexo Educacional Santa Cecília sabem que a Instituição iniciou seu trabalho trabalho na natação organizando maratonas e travessias a nível municipal e depois, em caráter nacional, “até abrir o calendário nacional da Federação Internacional de Natação (FINA)”, acrescentou Marcelo Teixeira.

“Trouxemos os principais atletas para o Brasil. Isso despertou, naturalmente, na Poliana, na Ana Marcela e em tantas outros e outras atletas que estão vindo com essa safra, o interesse pelo esporte, dignificando o nome da natação brasileira”.

Duas atletas – Inscrever duas atletas, as duas únicas representantes do Brasil e da Cidade de Santos foi uma estratégia e uma benção de Deus, segundo o Pró-Reitor. “É um momento único, que a Cidade deve comemorar bastante, um feito diante de tantas dificuldades e diante do nível técnico da competição, onde você tem dez, doze atletas de grande nível técnico. A Poliana e a Ana Marcela estão de parabéns”.
Sobre a desclassificação da atleta francesa que permitiu o bronze para Poliana Okimoto, Marcelo Teixeira enfatizou que a disciplina é fundamental na maratona aquática. “A atleta francesa infringiu muito as regras, principalmente na chegada, obstruindo e prejudicando a maratonista que vinha junto com ela. Graças a Deus foi uma medalha histórica e merecida”.

“A Poliana lutou bastante com o Cintra (o técnico Ricardo Cintra). É uma medalha conquistada com muita garra e muita luta. É praticamente a última Olimpíada da Poliana. A Ana Marcela ainda terá mais duas ou três Olimpíadas pela frente”, concluiu o Pró-Reitor.

Confira as fotos da Torcida da Unisanta por Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha, na manhã desta segunda-feira (15):