Com a experiência de quem domina a competição deste 2002 e parte em busca do pentacampeonato neste domingo (26/11), Luiz Lima, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), recomenda calma e cautela aos mais de 4 mil atletas que tomarão parte da sexta edição da tradicional Travessia dos Fortes (disputada entre o Forte de Copacabana e o Forte do Leme), no Rio de Janeiro.

A prova faz parte dos eventos preparatórios para o Pan de 2007, já que a modalidade Maratonas Aquáticas foi incluída pela Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) no programa da competição. O esporte também estará pela primeira vez nas Olimpíadas em 2008, em Pequim.

Campeão brasileiro de maratonas Aquáticas e com presença assegurada na seleção brasileira que irá ao Mundial de Desportos Aquáticos em Melbourne, na Austrália, em abril de 2007, Luiz Lima dá as dicas para os menos experientes. “A Travessia dos Fortes tem alguns aspectos que merecem toda a atenção. A distância não é das maiores (3,8 km), mas o volume de atletas é bastante significativo, o que recomenda um cuidado redobrado, principalmente por parte daqueles que largam fora do pelotão de elite”, destaca o nadador da UNISANTA.

Outro aspecto ressaltado por Luiz diz respeito à temperatura da água. “Correntes provenientes da região antártica deixam a área da travessia com uma água bastante fria, o que impõe um bom condicionamento atlético e nutricional, para evitar-se riscos de perda de calor corporal, o que implicaria em hipotermia, uma terrível ameaça ao nadador”, enfatiza Luiz.

Em tom bem-humorado, o nadador da UNISANTA conclui: “Boa sorte, nadem com calma. Não precisam nadar tão forte não. Se você estiver nadando do meu lado, alguma coisa está errada, você vai cansa”, disse, rindo.

RECORDE – A competição teve número recorde de inscritos: 4,2 mil. Há nadadores de 21 estados brasileiros e 14 atletas estrangeiros, número muito superior aos 700 que disputaram a prova inaugural, em 2001. Rafael Gonçalves e Fabiana Cunha foram os primeiros vencedores da Travessia.

A partir de 2002, o domínio foi todo de Luiz Lima, que protagonizou duelos espetaculares, culminando com a vitória de 2004, quando superou Glauco Rangel por apenas um segundo. No feminino, Fabiana Cunha conseguiu outro triunfo, em 2003, para ser a maior vencedora entre as mulheres até o momento.

A prova terá três horários de largada no domingo: às 9h40 (mulheres), às 10h25 (homens) e às 10h40 (portadores de necessidades especiais)

A segurança é uma preocupação cada vez maior para os organizadores da competição. A sexta edição da prova contará com um balizamento no mar formado por uma raia com bóias de 60cm de diâmetro unidas por um cabo amarelo flutuante do lado esquerdo (do continente).

No percurso de 3.800m da prova, serão 200 bóias localizadas a 25m de distância uma da outra. Do lado direito, haverá 60 bandeirolas colocadas a 5m de altura na cor laranja, além de bóias dos patrocinadores do evento. Segundo o tenente-coronel Salem, chefe da segurança marítima da Travessia dos Fortes, o objetivo é dar maior visibilidade aos competidores. “O mar revolto, muitas vezes, leva as bóias embora, deixando os nadadores sem noção precisa de direção. As marolas, por sua vez, dificultam a visibilidade. Por isso, criamos esse novo balizamento com a montagem da raia com fio flutuante, o que garante aos competidores nadarem na direção certa”, explicou.