O nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, está impossível. Sem dar chances aos rivais, ele venceu mais uma prova de águas abertas na temporada, a terceira consecutiva dentro do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. No final de semana, ele foi o melhor nos 5 km da tradicional Travessia de Paru, em Florianópolis, Santa Catarina.

Luiz completou a distância em 1h00m53, seguido por Fábio Lima (1h01m05) e Carlos Pavão (1h01m16), ambos do Grêmio Náutico União. Luiz lidera invicto o Campeonato Brasileiro, por ter vencido também as travessias de Tapes e Porto Alegre.

Poliana Okimoto, do EC Pinheiros, venceu entre as mulheres em 1h03m13. A baiana Ana Marcela, do Clube Olímpico, chegou em segundo (1h05m12) e Maria da Penha Cruz, a Pepenha, em terceiro (1h06m52).

A Travessia de Paru homenageou o professor Hélio Lange, desportista conceituado no estado catarinense e que atendia pelo apelido de Paru. A prova teve sua largada da sede de Jurerê do Clube Doze de Agosto.

Os melhores maratonistas aquáticos do Brasil participaram da Travessia de Paru, incluindo a seleção brasileira que conquistou há cerca de 15 dias, o título de tricampeã sul-americana absoluta, na Colômbia. A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas ocorre no domingo (02/04), em Brasília.

Luiz Lima segue como o maior favorito à obtenção de uma das vagas na equipe brasileira de Maratonas Aquáticas para os Jogos Pan-Americanos de 2007, a serem realizados no Rio de Janeiro. O campeonato terá 14 etapas e só terminará em novembro.

A segunda etapa da II Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, uma realização da UNISANTA, marcada para outubro, também faz parte do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas.