O nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, campeão brasileiro de Maratonas Aquáticas por antecipação, foi o primeiro a formalizar inscrição para disputa de mais uma edição da tradicional Travessia dos Fortes, a ser disputada no próximo dia 26, com percurso de 3.800m entre o Forte de Copacabana e o Forte Duque de Caxias, no Leme. Luizinho inscreveu-se juntamente com o medalhista olímpico Djan Madruga, em cerimônia realizada na terça-feira (31), no Forte de Copacabana.

Tetracampeão da prova (de 2002 a 2005), Luiz Lima garantiu participação na Classe Elite, enquanto Djan Madruga (medalhista de bronze no 4x200m livre dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980) participará na categoria Master E (de 45 a 49 anos de idade). Ao final das inscrições, a CBDA analisará os currículos esportivos dos atletas e indicará os nomes dos 100 nadadores (50 no masculino e 50 no feminino) que vão compor a Classe Elite da prova.

“A cada ano, minha motivação para participar da Travessia dos Fortes aumenta. Trata-se de uma competição maravilhosa. A Travessia é uma prova democrática e tem muitas particularidades que a tornam um evento especial”, disse Luiz Lima.

Pela UNISANTA, também estão inscritos para a disputa, o tricampeão metropolitano de águas abertas, Israel Peressin Murat, e a campeã paulista de maratonas aquáticas de 2004, Daniele Ramelho. Ambos, além de Luiz Lima, também estão classificados para terceira e última etapa da II Travessia Renata Agondi, que abrirá a World Cup de Maratonas Aquáticas, em 26 de janeiro próximo, em Santos.

As inscrições para a Travessia dos Fortes prosseguem até 14 de novembro, ou até que seja alcançado o número máximo de 4.200 participantes. Elas devem ser feitas somente pela internet, por intermédio do site do COB: www.rio2007.org.br/pan2007/portugues/indexpt_travessia2006.asp. Até o momento cerca de 500 atletas têm presença confirmada na prova.

A Travessia dos Fortes 2006 é realizada pelo Exército Brasileiro e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com coordenação técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ).