Luiz Lima, nadador da Universidade Santa Cecília UNISANTA), encara neste domingo (12/11), às 8 horas, a 14ª. e última etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, em prova de 10 KM marcada para a cidade fluminense de Rio das Ostras, competição válida como seletiva para definição dos representantes nacionais na prova de 10 Km do Mundial de Desportos Aquáticos de Melbourne, na Austrália.

Campeão brasileiro de águas abertas por antecipação e com vaga assegurada na prova de 5 km de Melbourne, Luiz abriu mão de disputar a 13ª. etapa do Brasileiro, também marcada para Rio das Pedras, na sexta-feira (10/11), na distância de 5 km.

“Resolvi priorizar a prova de 10 km para que possa ter um melhor desempenho”, justifica o nadador que vem de uma temporada desgastante, na qual disputou os Campeonatos Brasileiros e Paulista de piscina, o Brasileiro de Maratonas Aquáticas e diversas travessias, entre elas o Mundial de Águas Abertas.

Além de buscar um vaga nos 10 km de Melbourne, Luiz também tem sua atenção voltada para uma das mais importantes provas de águas abertas do calendário nacional. “Estou me preparando bem para a Travessia dos Fortes e quero vencê-la novamente. Após a maratona de Rio das Ostras, terei algumas semanas de descanso para poder estar 100% para a travessia”, conta Lima, que teve um grande desempenho no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão, no qual a UNISANTA conquistou o hexacampeonato.

No Estadual de Verão, Luiz foi ouro nas provas de 800 e 1500 metros nado livre, além de ficar com a prata nos 400 metros nado livre. “Apesar do desgaste, é sempre um prazer dar o máximo e conseguir bons resultados para a UNISANTA”, afirmou.

TÍTULO ANTECIPADO – Depois de 12 etapas, o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas chega à reta final, tendo como atrativo a briga pela pelas últimas vagas no Mundial de Melbourne, já que tanto no feminino quanto no masculino já são conhecidos os campeões, ou seja, Ana Marcela, da Bahia, e Luiz Lima, da UNISANTA.

Nenhum dos dois, mesmo que não participasse das etapas de Rio das Ostras, poderia ser alcançado na contagem de pontos com descartes, que define a classificação definitiva.

Luiz, que não pode participar de duas das 12 etapas já realizadas, por se encontrar na Itália, no Mundial de Nápoles, está atrás de Allan do Carmo, na contagem geral (207 a 203), mas na contagem com descarte (somente as sete etapas de melhor pontuação), Luiz tem 145 contra 135 de Allan, que só pode chegar a 142.